"The Economist" elege Espanha a melhor economia de 2024
Segundo reportagem do jornal britânico, a economia do país europeu colhe “os frutos de reformas passadas”, e serve de exemplo para outras nações da região
A Espanha foi considerada a melhor economia do mundo em 2024 pelo jornal ‘The Economist’. O levantamento considerou uma série de indicadores, como crescimento do PIB, inflação, desemprego, política fiscal e desempenho do mercado de ações.
“Tanto o crescimento econômico geral quanto o ritmo de criação de empregos estão mais rápidos (na Espanha) do que nos Estados Unidos, que têm sido a inveja do mundo desenvolvido”, escreveu a publicação inglesa. Segundo a reportagem, a economia do país europeu está colhendo “os frutos de reformas passadas”, e serve de exemplo para outras nações da região. “Uma lição é focar em serviços e não fetichizar a manufatura”, diz o jornal.
Outros países que se destacaram no levantamento foram a Irlanda, a Dinamarca e a Grécia, que seguem a Espanha o ranking, respectivamente. A Irlanda atraiu empresas de tecnologia, enquanto a Dinamarca, lar da Novo Nordisk, foi impulsionada pelo sucesso do Ozempic.
O "The Economist" levantou dados sobre 37 países, sendo a maioria deles ricos. O Brasil ficou fora da lista.