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Economia

Dezembro deve movimentar R$ 7,9 bilhões em vendas no comércio capixaba

Hiper e supermercados lideram as vendas capixabas com aproximadamente 41% do total, graças a venda de alimentos e itens básicos, principalmente no Natal

Enzo Bicalho Assis *Estagiário

Redação Folha Vitória
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Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
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O varejo no Espírito Santo deve alcançar um faturamento de R$ 7,9 bilhões em dezembro deste ano, um aumento de R$ 401 milhões em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo). 

A previsão leva em conta o momento otimista do comércio capixaba. Em setembro, foi registrado crescimento recorde do comércio varejista do estado, que alcançou 3,4% de aumento, o maior do país e o maior patamar do setor nos últimos 20 anos.

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Se a previsão for confirmada, o total estimado de movimentação em todo o ano de 2024 no Espírito Santo chegaria a R$ 81,3 bilhões. O Connect Fecomércio fez as análises com base nas informações da Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo (CNC).

De acordo com estimativas da CNC, hiper e supermercados lideram as vendas capixabas com aproximadamente 41% do total, graças a venda de alimentos e itens básicos, principalmente no período natalino.

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Em seguida, o segmento de vestuário e calçados corresponde a cerca de 34%, impulsionado pelo aumento nas compras de presentes e roupas para as festividades.

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Outros segmentos, como utilidades domésticas e eletroeletrônicos, representam cerca de 13%, enquanto farmácias e perfumarias compõem aproximadamente 6%.

Segundo o estudo, a expectativa de crescimento nas vendas destaca o potencial do varejo local para aproveitar a maior confiança e poder de compra dos consumidores. A previsão também consolida o Natal como uma das principais datas para o comércio capixaba.

Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, esses dados refletem a concentração de vendas em categorias ligadas ao consumo sazonal e à preparação para o Natal.

“Esse período do ano vai além do consumo: mobiliza sentimentos de união, celebração e tradição, que se traduzem em uma busca por presentes, alimentos e experiências que reflitam o espírito natalino. Para o varejo, o Natal não é apenas uma oportunidade de aquecer as vendas, mas também de se conectar emocionalmente com os consumidores", explicou Ana Carolina Júlio.

A coordenadora ressaltou ainda que o otimismo do mercado em dezembro se deve, além do crescimento do varejo capixaba, à queda na inadimplência das famílias do estado nos últimos quatro meses. Mais de 87 mil família saíram do vermelho entre 2023 e 2024.

"Empresários capixabas já antecipam promoções para todo o mês. A expectativa de um bom desempenho reflete a confiança dos consumidores e a estratégia do comércio local em aproveitar ao máximo essa data”, analisou a coordenadora.

Brasil

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Segundo o levantamento da CNC, a estimativa para o Natal é que o comércio brasileiro movimente R$ 69,75 bilhões. Isso representará uma alta de 1,3% no faturamento em relação ao ano passado.

Quanto aos preços, os produtos devem apresentar aumento médio de 5,8%, segundo a CNC. Destaque para os livros (12%), produtos para pele (9,5%) e alimentos consumidos no domicílio (8,3%). Por outro lado, itens como bicicletas (-6,2%) e brinquedos (-3,5%) devem ficar mais baratos.

Apesar do mercado de trabalho dinâmico e do aumento real da massa de rendimentos (7% a mais em relação a 2023), o crédito se tornou menos acessível, com altas nas taxas de juros para pessoas físicas. A CNC aponta que isso dificulta o financiamento de compras e influencia o comportamento do consumidor.

Contratação de temporários

Neste fim de ano, a previsão é de 289 contratações temporárias no Espírito Santo, o maior número registrado nos últimos 12 anos. 

“Esse dado reforça o otimismo do setor, que projeta um crescimento significativo nas vendas, especialmente em categorias como hipermercados, vestuário e utilidades domésticas”, esclareceu a coordenadora do Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio.
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Esse número cresce desde 2021, após o período crítico da pandemia. Com mais pessoas empregadas, maior é a demanda potencial para as compras de fim de ano, o que favorece o setor varejista, de acordo com Ana Carolina Araújo.

“O aumento está alinhado com um mercado de trabalho aquecido, evidenciado pela taxa de desemprego de 4,1%, a menor da série histórica iniciada em 2012", explica a coordenadora.

No Brasil, estima-se que 98,1 mil trabalhadores sejam contratados neste período. As categorias de produtos mais impactadas são hiper e supermercados; vestuário, calçados e acessórios; utilidades domésticas e eletroeletrônicos; e farmácias, perfumarias e cosméticos.

Pesquisas on-line sobre o Natal

Dados analisados pelo Think with Google em dezembro mostram que um dos assuntos mais buscados no Espírito Santo foi “Peru de Natal – preço”, que registrou um aumento de 4.200%.

Também aumentaram as buscas por “lista de ceia de Natal simples”, registrando aumento de 3.950%. Os dados revelam a preocupação dos consumidores com preço e com alternativas mais práticas e econômicas para as celebrações.

“A partir dessas informações, é possível perceber que o Natal de 2024 será marcado por um consumidor mais criterioso, que valoriza tanto o custo-benefício quanto a manutenção das tradições familiares. Essa tendência oferece ao varejo a oportunidade de se alinhar às necessidades dos consumidores e maximizar os resultados durante esse período”, completou a coordenadora do Connect Fecomércio-ES.
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