PRÊMIO LÍDER EMPRESARIAL

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Economia

Sérgio Carone: “O momento é propício para que as lideranças se aproximem mais de suas equipes”

O supermercado foi crescendo, e as responsabilidades ficaram cada vez maiores, levando Sérgio à Direção Comercial e Operacional das 10 unidades da rede de supermercados Carone e três do superatacado Sempre Tem, todas na Grande Vitória

Redação Folha Vitória
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Foto: Vitor Machado e Everton Nunes
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Sérgio Carone é diretor comercial e operacional do Supermercado Carone. Iniciou sua trajetória no setor operacional na pequena loja da família, onde embalava mercadorias e realizava entregas para os clientes junto com o irmão. 

O supermercado foi crescendo, e as responsabilidades ficaram cada vez maiores, levando Sérgio à Direção Comercial e Operacional das 10 unidades da rede de supermercados Carone e três do superatacado Sempre Tem, todas na Grande Vitória.

Foto: Vitor Machado e Everton Nunes
Sérgio Carone Filho representando o líder Sérgio Carone

Qual é o seu conceito de liderança?

Inspiração. Acredito que ser líder é ser inspiração para a equipe. O líder precisa ter atitudes inspiradoras, saber identificar o potencial do seu time, direcionar e apoiar o crescimento individual. O líder é um facilitador e deve ser capaz de identificar os talentos de sua equipe e adequá-los às funções necessárias para aprimorar cada vez mais o negócio.

Por que você foi considerado líder no seu segmento?

Todo trabalho envolve muito esforço, resiliência e persistência. A busca pela superação da experiência de compra e atenção às expectativas de nossos clientes é algo que certamente contribuiu para esse resultado. As pessoas que votaram na gente – digo na gente porque considero uma vitória do grupo – reconheceram isso. Todo esse esforço é o mínimo que podemos fazer em agradecimento aos nossos clientes, que há mais de 40 anos confiam em nosso trabalho.

Quais são os pilares de uma liderança de sucesso?

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Acredito que foco aliado a capacidade de inspirar e influenciar os colaboradores é fundamental, assim como fornecer apoio, incentivar o crescimento da equipe, ter disciplina e busca contínua por melhorias e visão de longo prazo. É claro que isso também inclui estar disposto a enfrentar desafios e entender que trabalho duro é essencial para o sucesso do negócio.

Quais são os maiores desafios e conquistas da liderança?

Exijo muito de mim, então me cobro para ser o mais assertivo possível em relação ao negócio. Reavaliar constantemente o papel como líder e se reposicionar quando necessário é essencial para exercer o papel de liderança, algo que é desafiador. Em relação às conquistas, ver o resultado dos negócios e atingir as metas estabelecidas é gratificante. Confirma que estamos no caminho certo.

Como motivar pessoas e alinhar os propósitos dos colaboradores com os da empresa?

O líder é um guia que compartilha com seu time os anseios e objetivos da empresa. Busco sempre estar presente em todos os processos relevantes da empresa e conversar com a equipe. Vejo que isso faz muita diferença. É preciso ser empático e reconhecer o trabalho do time, reforçando o quanto cada colaborador faz parte de nossas conquistas. É uma vitória compartilhada. O fato de termos desenvolvido um negócio familiar criou uma essência de companheirismo em toda a equipe. É esse estilo de liderança que adoto em toda a minha caminhada.

Em que momento e circunstância o líder não pode errar? Por quê?

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Todo mundo vai errar. A grande diferença é se você terá a agilidade, a flexibilidade e a atitude necessárias para corrigir rapidamente o erro ou fazer algo para que isso não atrapalhe de modo geral a empresa.

Este momento desafiador pelo qual estamos passando, por exemplo, pode servir como uma oportunidade para os líderes? Se sim, de que forma?

Sem dúvidas. Estamos vivendo um momento único e desafiador, então, essa é uma oportunidade de avaliar o que está funcionando ou não e propor melhorias. O momento também é propício para que as lideranças se aproximem mais de suas equipes, entendam quais as necessidades, o que pode ser melhorado. Mais do que tudo, o momento pede empatia e incentivo ao bem-estar do grupo.

Que comportamentos e atitudes caracterizam o líder do futuro?

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O líder do futuro é aquele que se adapta às transformações do mundo. A liderança, sem dúvidas, deve caminhar observando os aspectos que vivemos. Acredito que o líder do futuro tem que buscar inovação, investir cada vez mais em uma gestão humanizada, porque, embora o mundo esteja muito digital, o foco sempre deverá ser em pessoas, então, priorizar equipe, compreendendo a individualidade das pessoas é algo fundamental. No mais, o líder do futuro precisa basear suas decisões em dados, estar com foco em resolução de problemas e com a responsabilidade de criar condições para o desenvolvimento de seus colaboradores em um ambiente saudável e confiante.

Que futuro você quer para você, sua empresa e seus liderados?

Que possamos continuar atingindo nossas metas e expandir nossos negócios acompanhando e aderindo às necessidades identificadas de nosso público e liderados. Acredito que esse combo seja útil para nosso futuro.

Vitor Machado e Everton Nunes
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