/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Comércio capixaba pode deixar de faturar R$ 300 milhões com feriados de 2019. Entenda!

Datas tendem a impulsionar o setor de turismo, gerando resultados positivos para a economia local

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: EBC
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O ano de 2018 está chegando ao fim e as pessoas já se planejam de olho no calendário 2019. No entanto, no próximo ano, a incidência de feriados em dias úteis será menor que neste ano. Apesar disso, enquanto uns celebram os dias a mais de descanso, para alguns setores da economia a ocorrência dessas datas tem um preço. Em 2019, estão previstos oito feriados nacionais em dias úteis, sendo que uns cairão na terça ou quinta-feira o que abre a possibilidade de “emendar” o feriado. 

 A estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES) prevê que o comércio capixaba deixe de faturar aproximadamente R$ 300 milhões, considerando os 8 dias de feriados como 8 dias úteis completamente parados.

Este é o valor máximo aproximado que deixa de ser produzido no comércio capixaba, refletindo na arrecadação de tributos e na renda da população. O número não leva em consideração os demais dias em que o movimento cai em função do prolongamento do feriado e a possibilidade de funcionamento de parte dos estabelecimentos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A ocorrência de feriados prejudica a maioria das atividades. No caso do comércio, a movimentação de pessoas diminui consideravelmente e, com algumas exceções, como supermercados, farmácias e shoppings, as lojas permanecem fechadas. Além disso, os segmentos que optam por abrir no feriado têm seus custos operacionais aumentados, chegando a representar 100% a mais em relação a um dia normal de trabalho.

Do lado dos colaboradores do comércio também há perdas, pois boa parte recebe comissões e com as lojas fechadas ou mesmo com a queda do movimento os prejudica. O prejuízo varia conforme o segmento de cada loja, os salários e gratificações pagos aos colaboradores e a localização de cada estabelecimento.

Turismo

Por outro lado, os feriados prolongados tendem a estimular o setor do turismo e gerar resultados positivos para as cidades turísticas. O cenário atual da economia mostra uma procura maior por destinos turísticos nacionais e as viagens mais curtas tendem a ser favorecidas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Para esse setor, os feriados se traduzem em oportunidades. O Espírito Santo está localizado em uma região privilegiada, próximo aos principais emissores de turistas (MG/RJ/SP) e é rico em atrativos distribuídos nas dez Regiões Turísticas. Assim, com essa possibilidade de maior circulação de turistas, poderá haver um incremento no turismo refletindo também no comércio nessas regiões.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.