/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

OCDE prevê aceleração no crescimento econômico em 2017

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Londres - O índice de indicadores antecedentes da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) manteve-se em 99,8 em outubro. A pesquisa divulgada nesta quinta-feira apontou para uma aceleração no crescimento dos Estados Unidos e do Reino Unido e também que o crescimento econômico nos países do grupo deve acelerar em 2017. Uma leitura abaixo de 100 mostra crescimento mais fraco que o normal.

Na avaliação da OCDE, a economia dos Estados Unidos já estava no caminho para uma retomada do crescimento econômico mesmo antes da vitória de Donald Trump na eleição presidencial, segundo o levantamento. A entidade sediada em Paris apontou que há sinais mais firmes de retomada no crescimento em vários grandes países em desenvolvimento, bem como no Reino Unido e na França. No geral, os dados sugerem que 2017 deve marcar uma aceleração no ritmo fraco da expansão registrada no ano atual.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em maio, os indicadores antecedentes para os EUA apontavam para uma desaceleração no crescimento. Os números passaram a apontar depois para estabilização, mas em outubro pelo primeiro mês apontaram para um avanço.

Investidores esperam que o crescimento e a inflação avancem nos EUA no próximo ano, diante da promessa de Trump de gastar mais em infraestrutura e cortar impostos. Os indicadores da OCDE sugerem, porém, que a economia do país já estava posicionada para crescer mais, o que representa um maior risco de aquecimento excessivo da economia se houver estímulos demais na nova administração.

No Reino Unido, a OCDE aponta que os números indicam melhora no crescimento econômico, embora continue a haver incerteza sobre a natureza do acordo que o país conseguirá com sua saída da União Europeia. A OCDE prevê que o Reino Unido cresça 1,2% no próximo ano e 1% em 2018, após avançar 2% no ano atual.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A OCDE vê sinais de melhora no crescimento na França, sinais continuados de avanço econômico mais forte no Canadá e na Alemanha, além de sinais de melhora em China, Índia, Brasil e Rússia. Apenas a Itália entre as grandes economias deve ter desaceleração do crescimento.

Os economistas da OCDE estimam que o crescimento deste ano nos países do grupo desacelere para 2,9%, de 3,1% em 2015, mas para 2017 preveem uma modesta aceleração ante o ano atual. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.