/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

BC da Turquia prevê redução no déficit em conta corrente do país

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Istambul - O déficit em conta corrente da Turquia diminuiu significativamente e continuará a melhorar, afirmou nesta quarta-feira o presidente do banco central do país, Erdem Basci. Segundo ele, as vulnerabilidades externas do país praticamente desapareceram.

A queda dos preços das commodities, que reduziu os custos com energia, e a melhora na demanda europeia, que impulsiona as exportações turcas, além do reequilíbrio da dívida das famílias, estão ajudando a diminuir o déficit em conta corrente, disse Basci em Ancara, na apresentação dos planos para o próximo ano da instituição.

O déficit, visto como calcanhar de Aquiles da Turquia, deve ficar abaixo de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país no fim do ano. "Nós podemos dizer que as preocupações sobre o déficit em conta corrente ficaram para trás", disse Basci. "As precauções que têm sido tomadas ajudarão a economia a ser mais resistente contra pressões externas."

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O BC turco antecipa que a inflação tenha tendência de desaceleração. A previsão é de que a inflação desacelere para a meta de 5% em 2018. Ela deve desacelerar para 6,5% no próximo ano e para 5,5% em 2017. Em novembro, a inflação subiu para 8,1%, de 7,58% em outubro, mas abaixo dos 9,15% de novembro do ano passado. "A tendência de baixa na inflação continuará, ainda que possa haver choques temporários", afirmou Basci, antes de acrescentar que o BC tem as ferramentas políticas necessárias para lidar com isso. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.