/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Japão: após vitória nas eleições, primeiro-ministro promete aumento de salários

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Tóquio - Um dia depois do seu partido sair vitorioso das eleições parlamentares do Japão, o primeiro-ministro Shinzo Abe prometeu nesta segunda-feira que haverá um esforço para que os salários aumentem no país, em uma sinalização de que continuará com sua política de combate aos baixos níveis de inflação e em resposta às críticas de que as medidas do seu governo não beneficiam a classe trabalhadora.

"Vamos realizar uma reunião com os representantes das empresas, amanhã, para pedir aumentos salariais no próximo ano", disse Abe em sua primeira entrevista coletiva após a votação de domingo, que manteve maioria de dois terços da coalizão governista na Câmara dos Deputados.

O crescimento dos salários é parte importante da estratégia do primeiro-ministro para estabelecer um ciclo econômico positivo de maiores remunerações e consumo, que pode pôr fim a mais de uma década e meia de tendência deflacionária no país. No entanto, os aumentos de salários que muitas empresas adotaram foram compensados pela alta de um imposto sobre vendas, praticado em abril.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Enquanto Abe diz que a vitória da coalizão de governo foi um apoio claro da população à sua política econômica, ele admite que os trabalhadores do Japão e de regiões rurais ainda têm de se beneficiar de ganhos de mercado realizados por suas políticas de relaxamento monetário.

"Como eu viajei por todo o país durante a eleição, ouvi as opiniões dos cidadãos comuns que sofrem de aumentos de preços, e proprietários de pequenas empresas em dificuldades devido ao aumento dos preços das matérias-primas", disse, acrescentando que ele vai elaborar um pacote de estímulo econômico até o final do ano.

O partido de Abe, o Partido Liberal Democrata (PLD), elegeu mais de 280 parlamentares, de um total de 475 assentos. Considerando os votos obtidos pelo partido Komei, da base aliada, a coalizão conquistou mais de 310 cadeiras no Parlamento. Com esse resultado, o primeiro-ministro do país, Shinzo Abe, se mantém em seu cargo. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.