Setor de serviços no ES cresce 8,1% com destaque para transportes
Aumento é relativo ao mês de setembro deste ano, comparado com o mesmo mês de 2023. Em 2024, o acumulado é de 5,8%, o dobro da média nacional
Impulsionado pelo segmento de transportes, o setor de serviços capixaba cresceu 8,1%, ao ser comparado o volume de atividades de setembro deste ano e o do mesmo mês do ano passado. Esse resultado é o dobro do nacional, uma vez que o Brasil registrou aumento de 4%.
Já quando é analisado o ano de 2024, de janeiro a setembro, o Espírito Santo registrou uma variação acumulada de 5,8%, chegando a 114,4 pontos, enquanto o país cresceu 2,9%. Isso colocou o Estado no 3º lugar no ranking de crescimento nacional, ficando atrás apenas do Amazonas (8,5%) e de Sergipe (6,1%).
Leia também:
>> Governo do ES vai dar abono aos servidores; veja os valores
>> Black Friday deve movimentar R$ 7,69 bilhões no ES em novembro
>> Carrefour Brasil admite suspensão de fornecimento de carne
Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, o progresso verificado no setor de serviços destaca a força do segmento no Estado.
“Com a entrada no último trimestre, o Espírito Santo se posiciona em uma trajetória favorável para encerrar o ano com um sólido desempenho, fortalecendo sua relevância no cenário nacional. Além do bom desempenho acumulado, em relação a setembro de 2023, o Espírito Santo aparece também como o sexto maior crescimento interanual, ou seja, nos últimos 12 meses", declarou.
A coordenadora afirmou ainda que a posição de destaque pode ser resultado da diversificação do setor no estado, e também da capacidade de adaptação às mudanças econômicas recentes, "consolidando-o como uma referência de crescimento no Sudeste”.
Em relação à variação interanual, análise dos últimos 12 meses, todos os segmentos avaliados na PMS demonstraram crescimento.
O destaque se dá para o item “Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio”, com aumento de 9,6% nas atividades, que compreendem movimentação de cargas e passageiros, operações logísticas, armazenagem, manuseio e distribuição de produtos, além dos serviços postais e de entrega de encomendas.
“Esse desempenho positivo reflete a importância do setor de transportes, tanto no apoio à produção industrial quanto na facilitação do comércio. Também pode estar relacionado à ampliação do uso de tecnologias voltadas à otimização logística, como a digitalização de processos e a adoção de ferramentas de rastreamento e monitoramento em tempo real, que aumentam a eficiência e reduzem os custos operacionais", afirmou a coordenadora.
Ana Carolina Júlio apontou, também, que iniciativas como a expansão do transporte multimodal têm contribuído para integrar diferentes modais, otimizando o escoamento de mercadorias no estado.
A coordenadora também indica que o aumento da demanda por entregas de última milha, etapa final do processo logístico, é outro fator que pode estar impulsionando o segmento de transportes.
“A entrega de última milha, em que o produto é transportado do centro de distribuição ou ponto de armazenagem até o destino final – em geral, para a casa ou trabalho do cliente –, têm ganhado relevância com o crescimento das vendas por canais digitais e a busca por experiências de compra cada vez mais ágeis e personalizadas”, explicou.
Outro segmento relevante é o de “Serviços de informação e comunicação”, que cresceu 7,1%. De acordo com as análises do Connect Fecomércio-ES, o resultado pode ser consequência de uma crescente demanda por tecnologias e soluções digitais, fruto de transformações nos hábitos de consumo e da digitalização de processos empresariais.
“O setor continua a desempenhar um papel estratégico na economia capixaba, contribuindo para os resultados positivos do estado no acumulado do ano”, ressaltou a coordenadora.