Montezano defende planejamento e parcerias para o desenvolvimento
O Fórum Liberdade e Democracia reúne lideranças políticas, econômicas e empresariais do ES no Centro de Convenções de Vitória até esta quinta (14)
O 12º Fórum Liberdade e Democracia de Vitória, que teve início nesta quarta (13) e se estenderá até quinta (14), no Centro de Convenções de Vitória, reúne lideranças políticas, econômicas e empresariais do Espírito Santo e de todo o Brasil para discutir questões centrais sobre o desenvolvimento nacional e regional.
Organizado pelo Instituto Líderes do Amanhã, o evento tem como tema "Por que as Nações Prosperam?", inspirado no livro "Por que as Nações Fracassam", que analisa os fatores econômicos, sociais e políticos que determinam o sucesso ou o fracasso de diferentes países.
O objetivo do fórum é explorar os motivos que levam algumas nações a alcançar prosperidade, enquanto outras enfrentam dificuldades para progredir.
Em entrevista à reportagem do Folha Vitória, o economista Gustavo Henrique Moreira Montezano, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), destacou que fatores como planejamento estratégico e parcerias entre os setores público e privado são fundamentais para a prosperidade.
“A infraestrutura é a base de uma qualidade de vida melhor para uma nação e requer planejamento e parcerias robustas com o setor privado para sua sustentabilidade no longo prazo”, afirmou.
Montezano ressaltou que a infraestrutura, ao lado do capital humano e da educação de qualidade, é essencial para que o Brasil continue aprimorando suas políticas econômicas, especialmente no contexto da sustentabilidade e da economia verde.
O professor, mestre em filosofia e sócio fundador do Filosofia do Zero e da Sociedade de Formação Clássica, Guilherme Freire, que também palestrou no evento, falou sobre o papel do engajamento cidadão na construção de uma sociedade mais próspera.
Segundo Freire, o desenvolvimento institucional e a infraestrutura bem planejada criam o ambiente necessário para que empresários e cidadãos se sintam seguros em investir e participar ativamente da economia local.
Ele afirmou que “uma sociedade próspera é aquela em que os cidadãos, os empresários e as instituições estão comprometidos com o crescimento econômico e a segurança pública”.
Vinicius Gazzinelli, presidente do Instituto Líderes do Amanhã, compartilhou a inspiração para o tema do evento, baseado no livro "Por que as Nações Fracassam", cujos autores ganharam recentemente o Prêmio Nobel de Economia.
Ele reforçou que a prosperidade depende de uma economia de mercado sólida e da liberdade para que os agentes econômicos troquem valor de forma voluntária, o que fortalece o crescimento de uma sociedade de forma equitativa e sustentável.
De acordo com Gazzinelli, ao estimular o engajamento de jovens e líderes empresariais, o Instituto visa preparar as novas gerações para que estas contribuam ativamente com o crescimento do estado.
A proposta é promover, em longo prazo, uma estrutura socioeconômica equilibrada, que valorize a sustentabilidade, o planejamento estratégico e o capital humano.
Presidente do Banco Central no segundo dia de evento
O fórum continuará nesta quinta, com mais discussões e painéis que prometem trazer novas perspectivas sobre o desenvolvimento sustentável
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, será um dos destaques deste segundo dia de debates.
As expectativas são de que os debates aprofundem ainda mais a importância de um ambiente de negócios favorável, de políticas públicas eficientes e de uma sociedade engajada, temas que são cruciais para que o Espírito Santo se torne uma referência em prosperidade e qualidade de vida.
O Fórum Liberdade e Democracia de Vitória se consolida, assim, como um evento essencial para o diálogo sobre o futuro do estado e do Brasil, reunindo líderes que estão comprometidos em construir uma nação mais próspera e inclusiva. Veja a programação de amanhã:
Programação
14/11 - QUINTA
Painel com o vencedor do Concurso de artigos "Por que as Nações Prosperam?"
• André Paris - sócio da Fakos, professor e associado III do Instituto Líderes do Amanhã
Painel: Prêmio Liberdade
• Roberto Campos Neto - presidente do Banco Central do Brasil
Painel: O papel da tecnologia no mundo dos negócios
• Diego Barreto - CEO do Ifood e mentor de endeavor
• Diogo Costa - presidente da Foudantion for Economic Education
Painel: Keynote Speaker: A importância de assumir o controle do próprio destino
• Yaron Brook - presidente do Conselho do Instituto Ayn Rand
Painel: O Brasil é um país seguro para investir?
• Daniel Goldberg - CIO e sócio da Lumina Capital Management
• Felipe Miranda - CEO do Grupo Empiricus e Sócio do BTG Pactual
Painel: Lições de um Shark
• Carol Paiffer - Shark Tank, investidora e CEO da ATOM S/A
Painel: Quando o silêncio diz mais: barreiras à liberdade de expressão
• André Marsiglia - advogado especializado em liberdade de expressão
• Mônica Salgado - jornalista multimídia e empresária
Sobre o Fórum
O Fórum Liberdade e Democracia de Vitória é realizado anualmente pelo Instituto Líderes do Amanhã, desde 2013, sendo atualmente um dos maiores eventos do país sobre ideias.