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Economia

Calculadora: como simular financiamento de carro popular, qual valor e o que precisa?

Média da parcela mensal do financiamento de veículos no Brasil é de mais de R$ 1 mil, segundo o Serasa; entenda como funciona e quem pode fazer o empréstimo

Kayra Miranda

Redação Folha Vitória
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Foto: Divulgação
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O financiamento de veículos é um tema que desperta interesse em muitos brasileiros, especialmente em um cenário econômico onde a aquisição de automóveis se torna cada vez mais comum. 

O valor médio da parcela de financiamento de veículos no Brasil atingiu R$ 1.202,53 em março de 2024, conforme um levantamento da Serasa Experian, a maior datatech do país. 

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Este valor representa o segundo maior montante registrado no ano, apenas atrás do mês de fevereiro, que apresentou uma média de R$ 1.204,11. Este cenário não apenas revela o comportamento dos consumidores, mas também aponta tendências econômicas que podem afetar o mercado e a sociedade como um todo.

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Pontualidade nos pagamentos

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Um aspecto relevante que o estudo da Serasa Experian destacou é a pontualidade dos pagamentos. Em março de 2024, a taxa de pontualidade nos pagamentos das parcelas de financiamento de veículos atingiu 80,2%. Embora pareça um número significativo, esse percentual representa o menor patamar registrado ao longo de toda a série histórica, com taxas anteriores de 85,1% em janeiro e 84,6% em fevereiro.

 A queda na pontualidade dos pagamentos pode ser atribuída a vários fatores, incluindo o aumento das despesas típicas do início do ano, como IPTU e IPVA, que impactam a gestão financeira dos consumidores.

“A diminuição no percentual de pontualidade no comparativo de março com os meses anteriores do ano dá-se pela mesma justificativa que explica o aumento da inadimplência no período. O aumento das despesas típicas de início de ano afeta a gestão financeira do consumidor, o que, consequentemente, impacta seus pagamentos”, explica Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.

Diferenças de gênero

Ao olhar para os dados sob a perspectiva de gênero, é possível observar que os homens gastaram, em média, R$ 1.214,33 em março de 2024, enquanto as mulheres apresentaram uma média de R$ 1.183,13. 

Essa diferença nos gastos pode refletir não apenas preferências pessoais, mas também fatores culturais e sociais que influenciam as decisões de compra. O comportamento financeiro entre os gêneros é um tema complexo e multifacetado, que merece ser analisado com cuidado.

Renda e valor da parcela

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Outro ponto importante abordado pelo estudo foi a relação entre a renda e o valor da parcela do financiamento. O estudo revelou que, quanto maior a renda, maior o valor da parcela. Na faixa acima de 10 salários-mínimos, o ticket médio foi de     R$2.099,72 em março de 2024. 

Em contrapartida, aqueles que pertencem à faixa de dois a três salários-mínimos apresentaram um valor médio de R$ 724,13, enquanto os que ganham até um salário mínimo tiveram um ticket médio de R$ 665,57.

Esses dados demonstram que o financiamento de veículos pode ser visto de maneira diferente conforme a renda do consumidor. Para aqueles com uma renda mais alta, o financiamento pode ser visto como uma oportunidade para adquirir veículos de maior valor, enquanto para as classes com renda mais baixa, pode ser uma forma de viabilizar a compra de um bem necessário para o dia a dia.

Análise regional

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A análise regional também traz informações valiosas sobre o financiamento de veículos no Brasil. Em março de 2024, os tickets médios mais altos foram registrados no Centro-Oeste e no Norte, com valores de R$ 1.294,76 e R$ 1.251,52, respectivamente. 

Por outro lado, a região Sul apresentou o menor montante no financiamento de veículos, com um ticket médio de R$ 1.170,81. Essas diferenças regionais podem ser atribuídas a diversos fatores, como a economia local, o poder aquisitivo dos consumidores e as ofertas disponíveis em cada área.

Faixas etárias e comportamento de pagamento

A faixa etária também influencia os valores médios das parcelas de financiamento. Em março de 2024, a maior média de parcela foi observada entre pessoas de 51 a 60 anos, com R$ 1.255,28, enquanto os jovens de até 25 anos apresentaram o menor valor, com uma média de R$ 851,18. 

Isso sugere que os consumidores mais velhos podem estar mais dispostos a assumir compromissos financeiros maiores, possivelmente devido à sua maior estabilidade financeira ou ao acúmulo de patrimônio ao longo dos anos.

O Impacto do cadastro positivo

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A introdução do Cadastro Positivo no Brasil também teve um papel importante na forma como os consumidores lidam com financiamentos e empréstimos. Luiz destaca que “Com os dados do Cadastro Positivo é possível ter acesso a mais informações e, com isso, entender de forma mais completa o comportamento do consumidor. Consequentemente, o risco de concessão de crédito pode ser mais bem avaliado por parte dos credores, aumentando as chances de o consumidor comprar a prazo ou fazer empréstimos com juros ajustados ao seu perfil e de acordo com sua capacidade de pagamento”.

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Essa democratização do crédito, que se tornou possível através do Cadastro Positivo, tem o potencial de movimentar a economia e reduzir a inadimplência. Com informações mais precisas sobre o comportamento financeiro dos consumidores, os credores podem oferecer condições de financiamento que se alinhem melhor às necessidades e capacidades dos tomadores.

O financiamento de veículos no Brasil é uma questão complexa, que envolve diversos fatores, como renda, gênero, faixa etária e região. Os dados apresentados pela Serasa Experian em março de 2024 fornecem um panorama interessante sobre as tendências atuais e o comportamento dos consumidores nesse segmento.

Embora o aumento do valor médio das parcelas e a queda na pontualidade dos pagamentos sejam preocupantes, a introdução do Cadastro Positivo traz uma perspectiva otimista sobre a possibilidade de concessão de crédito de forma mais responsável e acessível. O acompanhamento contínuo dessas métricas será fundamental para entender a evolução do mercado de financiamento de veículos no Brasil e seu impacto na economia como um todo.


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