Transformação Digital

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Transformação Digital: Como deve ser o profissional do futuro

A boa notícia é que há milhares de oportunidades. Mas é preciso atitude: pela velocidade da transformação, o que é novidade hoje pode não ser mais no futuro. E o futuro pode ser amanhã.

Francine Leite

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A maioria das pessoas já percebeu: a internet mudou maneiras tradicionais de desempenhar funções. E uma consequência já vivenciada da transformação digital é o impacto das novas formas de negócios. 

As startups estão mudando de forma exponencial  o mercado de trabalho. Na mesma velocidade em que crescem, elas transformam o tipo de profissional que os ambientes de trabalho demandam, dizem os especialistas.

Em uma palestra, em Vitória, o consultor de transformação digital, Edson Mackeenzy, mostrou como os jovens podem aproveitar as frustrações e erros do dia-a-dia para crescer na carreira, ou nas carreiras - cada vez mais fluidas. 

Ele critica os currículos do ensino superior, que formam profissionais para mercados ultrapassados. Mas salienta que a mudança depende da atitude de cada um: "cabe ao universitário buscar o conhecimento nível 10, inclusive fora da sala de aula, porque quem ganha nota sete também se forma."

Eudaimonia

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Numa conversa com estudantes universitários, Mackeenzy desmistificou teorias amplamente difundidas no mundo do trabalho e do empreendedorismo. 

De acordo com o especialista, o pensando e filósofo chinês Confúncio estava errado quando disse "Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida." Para Edson, não existe o perfeito e, não importa qual seja o trabalho, sempre haverá partes ruins. 

Foto: Lucas Pisa
"As pessoas têm difundido um conceito que vem do grego 'eudaimonia', que define o ápice da felicidade, a plenitude, o ambiente perfeito para tudo. Isso não é real. A não ser que seja uma causa, pela qual haverá luta e, portanto, dificuldades. " 
- Edson Mackeenzy

Há quem diga que as melhores coisas da vida estão fora da zona de conforto. No entanto, de acordo com Mackeenzy, essa é outra mentira. Para ele, a estratégia é se adaptar ao mercado, que muda o tempo todo. 

Todo profissional deve ser uma startup

Numa definição rápida, startup é um negócio tradicional, só que pensado de forma inovadora, com soluções que podem ser replicadas no mundo inteiro. Ou seja, novas maneiras de se fazer algo relativamente antigo, mesmo que a oportunidade trazida pelo negócio nunca tenha sido notada antes . 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Esse é o pensamento que todo profissional deve ter em mente, conforme Mackeenzy: "startups são reinvenções, formas mais inteligentes e democráticas de fazer algo. Se todo jovem tiver isso em mente, teremos um mercado de trabalho muito mais saudável." 

A principal dica é se indignar, não se acomodar e procurar habilidades complementares. "Se você não está em busca de uma solução, você é parte do problema", filosofa o consultor. 

Inovação não é ligar algo na tomada, é fazer algo de forma mais prática e a preços menores. É procurar outros caminhos para melhorar a vida das pessoas no círculo em que se está inserido.  
- Edson Mackeenzy

Edson Mackeenzy é carioca, cresceu em Vitória e hoje mora em São Paulo. Já tentou se formar na faculdade várias vezes, segundo ele mesmo, e continua estudando.  Hoje é empreendedor, investidor anjo e consultor de transformação digital de grandes empresas e multinacionais. 

Assista ao bate-papo com o Edson Mackeenzy:

Leia também:

Mundo pré e pós-smartphone: como a inovação disruptiva está mudando os padrões de consumo

Plugue-se

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A palestra faz parte do Plugue-se, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias no Espírito Santo (Sebrae-ES) sobre transformação digital nas pequenas empresas. Uma viagem pelo universo da tecnologia, que tem fervilhado as ideias de empreendedores mundo afora. 

O evento continua até o dia 30 de novembro e pode ser assistido online ou presencialmente. As inscrições devem ser feitas pelo site.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.