/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Tesouro Nacional confirma Espírito Santo como único Estado Nota A em finanças do país

A informação faz parte do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2018

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
O governador destacou que o resultado é muito positivo para o Espírito Santo e que faz parte de uma trajetória planejada pelo Governo do Estado

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) confirmou, nesta terça-feira (13), que o Espírito Santo foi o único estado da Federação a receber a nota máxima na avaliação da capacidade de pagamento.

 A informação faz parte do Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2018, divulgado pela STN na manhã desta terça-feira (13). Em 2017, o Espírito Santo também obteve a nota A, dividindo o topo do ranking com o Pará.

O Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais busca avaliar a capacidade financeira de estados e municípios e traz a avaliação da capacidade de pagamento de cada ente a partir de três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. Segundo o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Bruno Funchal, o Espírito Santo recebeu nota A em cada um deles.

Paulo Hartung

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O governador Paulo Hartung destacou que o resultado é muito positivo para o Espírito Santo e que faz parte de uma trajetória planejada pelo Governo do Estado. Hartung ainda ressaltou que, assim como os demais Estados, o Espírito Santo sofreu com os impactos da crise nacional, porém, com alguns agravantes locais, por conta da crise hídrica, da queda no valor do barril de petróleo e da paralisação da Samarco, que, sozinha, influencia diretamente em 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Bruno Funchal

Em conversa com a reportagem do Folha Vitória, o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, esse equilíbrio fiscal distingue o Espírito Santo do restante do país, onde grande parte dos Estados passam por grave crise econômica.

Esse ajuste nas contas só foi possível com um maior controle de gastos e medidas impactantes em todos os órgãos do governo. Dessa forma, houve uma diminuição de cargos comissionados e um controle rigoroso das despesas. E mesmo com a queda da receita, nós também diminuímos as despesas, criando um equilíbrio nas contas. Assim, foi possível realizar investimentos de infraestrutura em todo o Espírito Santo, com recursos próprios, e manter o funcionamento da máquina em dia", afirma o secretário. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.