Transformação Digital

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Executivo do Tinder na América Latina vem ao ES e fala sobre relacionamento x tecnologia

Andrea Lorio palestrou, nesta sexta-feira, em Vitória e falou como os relacionamentos mudaram com o avanço da tecnologia

Lucas Henrique Pisa

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Lucas Henrique Pisa/TV Vitória
O empresário Andrea Lorio é um dos responsáveis por implementar o aplicativo Tinder no Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

No tempo em que a tecnologia ameaça os empregos tradicionais, em que modelos de negócio são questionados e a tecnologia avança a um horizonte ainda incerto, como ficam as relações humanas?

Um dos implementadores do aplicativo de relacionamento Tinder no Brasil, e atual executivo do app no País, Andrea Lorio, esteve em Vitória, na tarde desta sexta-feira (30), para colocar em discussão estes temas.

Foto: Lucas Henrique Pisa/TV Vitória
Lorio: "Em momentos de crise, as pessoas buscam segurança em um relacionamento"

"Inovação é a interseção de três grandes áreas: os valores humanos; a viabilidade tecnológica ou a capacidade de materializar uma ideia; e terceiro, fazer disso um negócio sustentável. A inovação está no meio dessa interseção, no meio de todos esses conceitos", explica Lorio.

Atualmente, o aplicativo Tinder é um dos maiores em número de usuários no mundo. Como um dos implementadores do app no Brasil, Lorio explica como as circunstâncias sociais e econômicas impactam no acesso ao serviço.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
"Pesquisas apontam que em momentos de crise, quem está solteiro, busca mais estar em um relacionamento. Desempregadas, as pessoas têm mais tempo para acessar os aplicativos. E além do mais, sai caro sair com pretendentes à noite para um jantar, por exemplo"

Lorio também analisa: "Hoje nós estamos constantemente insatisfeitos, e mesmo estando satisfeitos, nós queremos mais. Por exemplo, atualmente não se vê mais pessoas com 30 anos na mesma empresa. O comportamento está mudando".

Como a tecnologia mudou a forma de nos relacionarmos. Assista:

A tecnologia e a moda

O empreendedor também analisa o futuro da moda em conexão com a tecnologia. "Uma competência essencial para se pensar nesse âmbito é o altruísmo digital. Na moda, por exemplo, não lance uma coleção pensando em ganhar dinheiro e ficar rico, porque isso não vai dar certo. Lance uma coleção se você acredita que as pessoas vão comprar por algo além do modelo e do tecido", explica.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Lorio completa: "Hoje não existe mais os modelos de negócio B2B ("business to business", modelo de empresa que atende apenas a outras empresas), B2C ("business to consumer", modelo de empresa que atende diretamente para o consumidor final). Hoje é H2H, human to human (humano para humano). O relacionamento da empresa com o consumidor está muito mais próximo", conclui.

O que tem a ver a tecnologia com a moda. Assista:

As inovações que alavancaram o Tinder, por Andrea Lorio

Foto: Creative Commons
Aplicativo é um dos mais usados do mundo

>> Swipe: "A experiência nos sites antigos eram muito chatas. O objetivo é trazer uma experiência mais divertida. Atender, inclusive, às pessoas que usam o Tinder para pegar no sono".

>> Match: "Não faz sentido uma pessoa mandar uma mensagem para outra sem que as duas partes estejam de fato interessadas".

>> Like anônimo: "No Tinder você sabe quem se interessou, mas não tem como saber quem te rejeitou. Diferentemente da vida real".

>> Cadastro rápido: "Os outros sites de relacionamento tinham cadastros longos e os usuários acabavam desistindo antes mesmo de entrar".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

>> Modelo "fremium": "Primeiramente o nosso serviço é gratuito para o usuário entrar e experimentar, mas depois para ter uma experiência mais completa, nós cobramos, sem que isso seja uma obrigatoriedade".

Lorio: qual ´é o segredo do Tinder? Ouça:

Qual é o segredo do Tinder?

Leia também:

Criatividade é a solução para inovar e se destacar, afirmam especialistas

Webreportagem: empreender e acompanhar as novas tecnologias

ES investe 0,5% do que poderia para destinar a produções audiovisuais

Gestora ambiental: "Não podemos usar sustentabilidade como oportunismo"

Plugue-se

A palestra fez parte do evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias no Espírito Santo (Sebrae-ES), o Plugue-se. Uma série de palestras com especialistas no meio empresarial e tecnológico, que esclareceram dúvidas e apontaram soluções para as micro e pequenas empresas capixabas.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.