/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Fazenda comunicará ao Clube de Paris dívida não paga pela Venezuela

O calote é de US$ 262,5 milhões referentes a garantias de pagamento

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - O Ministério da Fazenda confirmou nesta terça-feira, 14, que o Brasil irá comunicar oficialmente ao Clube de Paris uma dívida não paga pela Venezuela desde setembro, referente ao Convênio de Pagamentos e Créditos Recíprocos (CCR) utilizado com os vizinhos no continente. O calote é de US$ 262,5 milhões referentes a garantias de pagamento.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o governo brasileiro já entrou em contato com a Embaixada da Venezuela em Brasília para informar o débito e abrir negociações para que o país vizinho quite a pendência. Mas, como é membro do Clube de Paris desde dezembro do ano passado, o Brasil precisa informar ao organismo e utilizá-lo como meio de fazer a cobrança.

O CCR é uma câmara de compensação de garantias que permite que os países membros da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) façam transações comerciais entre si garantidos por recursos de seus respectivos Tesouros Nacionais.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

São signatários do convênio Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador México, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e República Dominicana.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.