/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Em meio à incerteza política, Itapemirim é destaque como polo atrativo de investimentos

O município, que em maio registrava nota zero em transparência, segundo avaliação da Controladoria Geral da União, hoje é apontado como terceira cidade do Espírito Santo e 72ª no Brasil com melhor índice de Gestão Fiscal.

Redação Folha Cachoeiro
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) apontou o raio X da viabilidade econômica das prefeituras no Espírito Santo. O município de Itapemirim, que vive uma incerteza política, teve destaque nacional na avaliação técnica, que guia os investidores cariocas como polo atrativo para investimentos na região.

A constatação foi possível a partir da análise de cinco variáveis: receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida, que juntas formaram o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). No caso do Espírito Santo, apenas 66 administrações municipais foram avaliadas, já que 12 cidades não deram transparência aos seus dados.

A partir dessas informações, o resultado foi de que 74,2% das prefeituras têm situação fiscal considerada crítica ou difícil. No país, o número é ainda mais alarmante: 86%.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

No mês de outubro, no balanço financeiro foi divulgado pela Prefeitura de Itapemirim, revelou que em maio deste ano, os cofres públicos do município estavam com um rombo de mais de R$ 60 milhões. A atual gestão quitou a maior parte e conclui o pagamento neste mês de novembro.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.