/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Licitação de portos no Pará abre na 2ª-feira

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Rio - Os editais de licitação dos terminais portuários em Santarém, no Pará, serão publicados na próxima segunda-feira, 28 informou nesta quinta-feira, 24, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski.

Os terminais STM04 e STM05 trabalham com movimentação e armazenagem de granéis líquidos de combustíveis. Ambos constam da primeira etapa do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.

Segundo Tokarski, a expectativa da Antaq é que o edital do terceiro projeto da leva, o terminal de trigo do Rio de Janeiro, deixe o Tribunal de Contas da União (TCU) já na próxima semana, o que possibilitaria sua publicação ainda em 2016. "Tem grande chance, mas ainda não podemos garantir uma data", disse após palestra no Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex) 2016.

Para o diretor-geral, os três leilões acima devem sair entre o primeiro e segundo trimestres de 2017. Recentemente o governo incluiu outros três terminais no PPI: um de madeira e celulose no Porto de Itaqui (MA); um de celulose e um de veículos em Paranaguá (PR). Outras 23 áreas terão seus estudos de viabilidade atualizados pelo Ministério dos Transportes antes de entrar em audiência pública.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Tokarski revelou ainda que está em estudo uma licitação simplificada para uma centena de áreas menores dentro dos portos públicos.

A ideia seria diminuir o prazo de concessão (hoje são 25 anos prorrogáveis por mais 25), entre outras coisas. Ele citou a área da antiga Valesul no Porto de Itaguaí (RJ) parada há dois anos, gerando gastos com manutenção. O levantamento das áreas foi encomendado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.