/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Petrobras divulga informações operacionais positivas

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Rio - Depois de perder o prazo para a divulgação do balanço financeiro referente ao terceiro trimestre, que venceu na última sexta-feira, a Petrobras publicou anúncio em jornais com uma espécie de satisfação à opinião pública. Pressionada pelo mercado financeiro, que aguarda seus frágeis dados contábeis, e pelas investigações da Polícia Federal, que expõem a dimensão e o impacto da corrupção no caixa da empresa, a estatal optou por divulgar apenas as informações operacionais positivas - o único aspecto que ainda mantém a companhia de pé.

O mercado aguardava a divulgação do Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) do terceiro trimestre, o que não foi apresentado. A divulgação dos dados sem indicadores financeiros e sem a revisão dos auditores indica que a companhia tenta dar resposta aos críticos, mostrando que não está paralisada, e indicar ao mercado que, apesar das denúncias de corrupção e da delicada situação financeira, a companhia mantém os fundamentos operacionais firmes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os dados operacionais mostram o esforço da companhia em ampliar a produção de óleo e derivados, única estratégia possível para aliviar seus resultados financeiros diante do represamento de preços dos combustíveis que a companhia enfrentou por três anos. Mas o crescimento na produção no terceiro trimestre não significa que a estatal atingirá a meta deste ano, já que a média do primeiro trimestre de 2014 foi baixa.

Os dados do anúncio divulgados na verdade já eram conhecidos mês a mês, a estatal só fez um consolidado. A companhia ainda iniciará a produção de mais uma plataforma este ano. Desde janeiro, outras quatro foram colocadas em atividade e estão operando na capacidade máxima, que sustenta resultados positivos. No entanto, os dados financeiros devem vir ruins quando forem finalmente conhecidos, por conta do câmbio. No trimestre em questão, o impacto da queda do petróleo não será sentido em intensidade, porque só ocorreu no final de setembro.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

As menções sobre as investigações da Operação Lava Jato também não trazem novidade, foram uma espécie de apanhado do que a empresa já havia manifestado em comunicados e fatos relevantes nas últimas semanas.

Números

O anúncio informa que, no terceiro trimestre deste ano, a produção de petróleo da Petrobras no Brasil atingiu a média de 2,090 milhões de barris por dia (bpd), 9% acima do mesmo período de 2013. Ao mesmo tempo, a produção de gás natural aumentou 7% em relação ao trimestre anterior. O pré-sal manteve bom desempenho, alcançando novo recorde de produção em 28 de outubro, quando foram registrados 640 mil bpd no pré-sal das bacias de Campos e Santos, com 31 poços produtores. Essas vazões incluem a parcela operada pela Petrobras para empresas parceiras.

Já a produção de derivados nas refinarias do País atingiu 2,204 milhões bpd no terceiro trimestre, 4% maior que a produção do ano anterior. A carga processada chegou a 2,138 milhões de bpd, sendo 80% do volume total de petróleo processado provenientes de campos brasileiros. Óleo diesel e gasolina representaram 62% de todo o volume produzido nas refinarias.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A demanda de gás natural no Brasil alcançou 97,7 milhões m3/dia, em função, principalmente, do aumento da geração termelétrica a gás natural. No 3º trimestre de 2014, a geração termelétrica a gás natural fornecida pela Petrobras atingiu 7,7 GW médios, sendo 4,6 GW médios de geração própria. A geração de 7,7 GW médios foi 35% superior aos 5,7 GW médios gerados no mesmo período do ano anterior. A maior oferta de gás natural nacional, que alcançou 45,6 milhões m3/dia no 3º trimestre de 2014, 14% maior que o realizado no mesmo período do ano anterior, permitiu o atendimento da demanda crescente e a redução em 16% da necessidade de importação de gás natural liquefeito (GNL), cujos volumes também foram trazidos a menores custos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.