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Economia

Data Business destaca shoppings como ambientes de multinegócios

O processo de reinvenção do varejo brasileiro foi debatido na manhã desta quinta-feira (03), durante o Data Business Varejo

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
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Foto: Vitor Machado
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O mercado do varejo vive um intenso processo de reinvenção, diante do ambiente competitivo, nos últimos anos no Brasil. Nesse cenário, os shoppings no Espírito Santo não ficam para trás, onde os centros comerciais viram ambientes de multinegócios, como metáfora de “caixa fechada para aberta”. 

As conclusões foram apresentadas pelo diretor-geral do Shopping Vitória, Raphael Brotto, na manhã desta quinta-feira (03), no Data Business Varejo, realizado no Cinemark do Shopping Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória. 

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Durante o painel sobre os “Cases de sucesso do varejo”, ele explicou que se fosse realizado um raio X do shopping, há 15 anos, ele seria apenas uma “caixa de consumo”. 

“Se o consumidor resolvesse tirar um raio X do shopping, há 15 anos, ele seria identificado como uma caixa de consumo. Por exemplo, o que você ia fazer: comprar, eventualmente ir em uma praça de alimentação”, descreve. 

Atualmente, o shopping é considerado uma “caixa aberta”, ambiente onde o cliente pode resolver todas as pendências cotidianas em apenas um centro comercial. 

"Você vai até o shopping e resolve a vida: consegue comprar passagem, marca a viagem, vai ao centro médico, vai à padaria. Lá tem vários, cafés, restaurantes, pet shop, consegue carregar o carro elétrico e eventualmente comprar", afirma Brotto. 

“Segundo semestre é melhor do que o primeiro”

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O executivo destaca que, para o meio comercial, principalmente para os shoppings centers, o segundo semestre do ano é considerado melhor do que o primeiro. O segundo compreende as datas de 1º de julho a 31 de dezembro.

"Já tivemos datas sazonais como o Dia dos Namorados e das Mães, que foram ótimas. Mas a gente espera um Natal muito bom, assim como a Black Friday, que é uma excelente data para o varejo", destaca Brotto. 

“Shopping como principal loja física para compras” 

Durante a pesquisa sobre Varejo no Espírito Santo, realizada pela Futura Inteligência, apresentada durante o evento, foi destacado que, no Estado, cerca de 22,4% da população utilizam os shoppings como principal loja física para compras. 

A porcentagem fica acima do resultado encontrado no Brasil, onde 21,7% do público usa como maneira fundamental para o comércio. 

Utilização de serviços em shoppings 

Além disso, durante a pesquisa do varejo é identificado que boa parte da população afirma não utilizar serviços em shoppings: sendo 37,6% no Espírito Santo e 37,5% no Brasil. 

Entretanto, foi identificado que os clientes que utilizam no Estado, desfrutam mais dos serviços de alimentação (47,7%), cinemas e entretenimento (22,7%) e espaços infantis e recreativos (5,8%). 

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Já no âmbito do Brasil, a pesquisa levantou que os fregueses utilizam os serviços de alimentação (42,4%), cinema (20%) e espaços infantis (3,9%).

O Data Business lotou o Cinemark na manhã desta quinta-feira, no Shopping Vitória. Participaram dos debates empresários e lideranças ligadas ao varejo.

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