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Economia

Pane no WhatsApp e redes sociais gerou prejuízo de R$ 10 milhões ao comércio do ES

Estimativa é da Federação do Comércio do Estado. Já o Sindbares calcula que os empresários do setor deixaram de faturar cerca de R$ 2 milhões nesta segunda

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
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Foto: TV Vitória
Pane no WhatsApp e redes sociais afetou principalmente os pedidos feitos pela internet
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A pane que afetou os serviços do WhatsApp, Facebook e Instagram durante toda a tarde da última segunda-feira (04), causou um prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões no comércio do Espírito Santo. A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

De acordo com o presidente da federação, José Lino Sepulcri, o faturamento diário de todos os estabelecimentos comerciais do estado gira entre R$ 25 milhões e R$ 30 milhões.

Sepulcri destacou que, principalmente a partir da pandemia, a utilização desses aplicativos de comunicação tornou-se essencial para o funcionamento do comércio no Espírito Santo.

"A pandemia fez com que o consumidor usasse mais a internet para fazer suas compras e isso tornou-se um hábito no comércio. Com o início da pandemia, a venda presencial foi deixada um pouco de lado e passou-se a utilizar mais o sistema de entrega em domicílio, o delivery. O apagão de ontem (segunda-feira) causou uma repercussão enorme no faturamento das empresas".

O presidente da Fecomércio frisou ainda que a pane registrada nos dispositivos do Facebook pegou praticamente todos os comerciantes de surpresa. Nem mesmo a utilização de meios mais antigos de comunicação, como e-mail e SMS, por exemplo, foram suficientes para evitar os prejuízos.

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"Não tem como você se programar para uma situação como essa, quando se tem todo o habitual de comprar via redes sociais. Não teve como o comércio adotar uma solução paliativa para viabilizar outros meios de compras. Quando acontece uma coisa dessa, a gente espera que volte em uma hora a mais ou a menos. Mas essa uma hora virou duas, virou três e foram mais de cinco horas sem os serviços. E justamente num horário em que o movimento no comércio é maior", lamentou.

Prejuízo de R$ 2 milhões a bares e restaurantes do ES

O prejuízo também foi grande para os donos de bares e restaurantes do Espírito Santo. Segundo o presidente do Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet, a estimativa é de que os empresários do setor tenham deixado de faturar algo em torno de R$ 2 milhões.

Foto: Reprodução / TV Vitória
Bares e restaurantes do estado também foram duramente impactados com a pane desta segunda
"Foi um impacto muito grande para o setor. As operações por delivery dependem muito das redes sociais, tanto para o cliente conhecer os estabelecimentos, como para fazer os pedidos. Mesmo neste momento da pandemia, é uma ferramenta muito utilizada ainda. É uma realidade que veio para ficar".

Problemas no Facebook duraram mais de seis horas

As falhas no WhatsApp, Facebook e Instagram começaram por volta das 12h20 (horário de Brasília) de segunda-feira, e os dispositivos começaram a ter as operações normalizadas em todo o mundo por volta das 18h45, também no horário de Brasília.

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De acordo com o site Down Detector, conhecido por apontar falhas em serviços na internet, o problema não ficou restrito ao Brasil: houve relatos de instabilidade em diversas regiões do planeta, incluindo América Latina e Europa.

Por meio de plataformas como o Twitter, usuários relataram problemas, dizendo que não era possível acessar o serviço. Além do app, a versão web teve problemas para conectar com o aparelho celular. A instabilidade também afetou plataformas e serviços que usam o login do Facebook, como games.

Sem acesso aos serviços do Facebook, o Telegram se tornou um dos principais modos de comunicação entre os internautas, além do TikTok e do Twitter.

Mas o próprio Telegram também sofreu com reclamações de usuários, que relataram dificuldades para enviar de mensagens no aplicativo.

Leia também: Apagão: entenda as falhas no WhatsApp, Facebook e Instagram e o que ainda falta explicar

Suspeita de erro de DNS

Especialistas acreditam que o problema enfrentado pelas principais redes do grupo FacebookInc. pode ser decorrente de uma falha de Domain Name System (DNS), que funciona como uma lista telefônica para a Internet.

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Quando um usuário digita um endereço da web — como facebook.com — o computador precisa transformá-lo em um endereço IP, que é uma série de números, para que a pessoa possa acessar os dados que constituem a página que ela deseja ver.

Foto: Reprodução/Pexels

Com o Facebook desativado, no entanto, esse sistema possivelmente não funcionou. Ou seja, o computador procurava os números que desejava ver, mas os números não estavam lá. Os servidores do Facebook deveriam fornecê-los, mas era como se a "lista telefônica" estivesse em branco.

"O protocolo DNS associa nomes de domínio a endereços IPs. Se o serviço de DNS estiver indisponível e não for possível traduzir nomes de domínio para endereços IPs, não será possível endereçar nossas solicitações pela internet, o que nos impede de acessar sites e serviços. Em cenários em que vários serviços estão integrados em uma mesma plataforma, problemas nessa plataforma irão afetar todos os serviços integrados a ela", explicou à reportagem do Estadão o professor de Ciência da Computação, Rodrigo Izidoro Tinini, do Centro Universitário FEI.

Facebook diz que falha ocorreu durante 'manutenção de rotina'

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Nesta terça-feira (05), o vice-presidente de Engenharia e Infraestrutura do Facebook, Santosh Janardhan, publicou um texto no blog da companhia, no qual dá detalhes sobre a falha ocorrida na segunda-feira. Segundo o executivo, o problema ocorreu durante uma "manutenção de rotina".

"Ao ser emitido um comando com a intenção de avaliar a disponibilidade de capacidade global do suporte principal da rede, isso de modo não intencional derrubou todas as conexões em nossa rede principal, na prática desconectando os centros de dados do Facebook globalmente."

Uma falha em um instrumento que conteria comandos do tipo para evitar um problema assim fez com que o comando não fosse interrompido, comentou Janardhan.

O executivo dá mais detalhes sobre os problemas decorrentes dessa falha original e diz que a empresa, como ocorre com problemas do tipo, revisará o episódio para buscar meios de tornar seu sistema mais resistente, o que já está em andamento segundo ele.

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