/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Vendas nos shopping centers crescem 8% no acumulado do ano

O crescimento de 8% nas vendas no acumulado do ano ficou acima do esperado pela entidade, que havia estimado uma alta de 7% das vendas do setor em 2019

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

As vendas nos shopping centers do País subiram 7,2% no terceiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo trimestre de 2018. No acumulado do ano até setembro, as vendas aumentaram 8% em comparação com os mesmos meses do ano passado.

Os dados fazem parte de pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O crescimento de 8% nas vendas no acumulado do ano ficou acima do esperado pela entidade, que havia estimado uma alta de 7% das vendas do setor em 2019.

O crescimento das vendas está relacionado à expansão do volume de crédito e à redução da inflação, fatores que contribuíram para aumentar o poder de compra das famílias, de acordo com avaliação da Abrasce. A redução do desemprego, ainda que pequena, também contribuiu para aumentar a capacidade de consumo no País, citou a associação.

A Abrasce lembrou ainda que o mês de setembro contou com um incentivo extra para as vendas com a Semana do Brasil, campanha promocional organizada pelo governo federal. A semana gerou vendas 16,8% maiores do que no mesmo período do ano passado, quando não houve nenhuma data especial. A expectativa da associação é que a Semana do Brasil se repita nos próximos anos, entrando definitivamente no calendário de datas fortes do varejo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Por fim, o aumento das vendas foi reforçado pela inauguração de sete shopping centers neste ano, que agregaram 151 mil metros quadrados de áreas de lojas ao mercado brasileiro.

Apesar dos números positivos, a associação preferiu adotar uma postura cautelosa e não elevar as projeções para o restante do ano, uma vez que o ritmo de recuperação da economia brasileira como um todo ainda é vagaroso.

O levantamento da Abrasce mostrou ainda que o gasto médio nos shopping centers no terceiro trimestre foi de R$ 96,34, montante 4% maior em comparação com o mesmo período do ano passado, quando ficou em R$ 92,97.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.