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Economia

Valor do pedágio cobrado na BR 101 no ES estará 11,72% mais baixo a partir desta sexta-feira

O motivo é que a Eco101, concessionária que administra a rodovia, fez menos de 10% das duplicações previstas para os primeiros seis anos de contrato

Redação Folha Vitória
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Foto: TV Vitória
Valor cobrado nas sete praças de pedágio da BR 101 no ES estará mais baixo a partir desta sexta-feira
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A partir desta sexta-feira (04), o valor cobrado nas sete praças de pedágio da BR 101, do trecho que vai da Bahia à divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, vai ficar mais em conta. Por determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a tarifa sofrerá uma redução de 11,72%.

O motivo é que a Eco101, concessionária que administra a rodovia no Espírito Santo, fez menos de 10% das duplicações de rodovia previstas para os primeiros seis anos de contrato.

Com isso, condutores de automóveis que passam pela praça de pedágio de Guarapari, por exemplo, pagarão R$ 4,20, em vez dos atuais R$ 4,70. O valor é o mesmo para cada eixo no caso dos caminhões. Já os motociclistas, que hoje pagam R$ 2,35, desembolsarão R$ 2,10.

A alteração nos valores se dá por uma série de fatores, em especial, pelas revisões feitas pela ANTT todos os anos, que avaliam, por exemplo, se a concessionária responsável por gerir a rodovia deixou de cumprir alguma obrigação prevista em contrato.

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No documento original, os 475 km de extensão da BR 101 no Espírito Santo devem ser duplicados até 2038, ano em que a concessão se encerra. Ainda segundo o contrato, até 2023, 90% do trecho que corta o estado deve dispor da ampliação e, nos seis primeiros anos de obras, 197,3 km da rodovia deveriam contar com a duplicação.

O problema é que, no último mês de maio, a concessão completou seis anos e, em todo esse período, somente 20,5 km da BR 101 receberam as intervenções. E desse total, apenas 15 km estão liberados para o tráfego de veículos, o equivalente a 8% do esperado.

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No último dia 5 de setembro, a Eco101 anunciou a entrega de dois trechos duplicados na BR 101: um deles entre o Km 308 e o Km 305, em Viana, e o outro, do Km 335 ao Km 329, em Guarapari. Além disso, um viaduto, no Km 302, também foi concluído e outros cinco estão em obras.

Foto: TV Vitória
Nos primeiros seis anos do contrato, menos de 10% das duplicações foram cumpridas pela Eco101
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Neste segundo semestre, a concessionária também prometeu dar início à duplicação de 20 km, entre Guarapari e Anchieta, do Km 335 ao Km 354,4. No entanto, por onde a equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV passou nesse trecho, não havia nenhum sinal de obras.

"O que está sendo pago tem que ser implementado e, infelizmente, um cronograma tão atrasado é zombar do cidadão", afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho.

No dia 11 de abril deste ano, a Polícia Federal realizou uma operação para investigar o superfaturamento de tarifas de pedágio nos estados de Goiás, Bahia e Espírito Santo. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na sede da Eco 101, na Serra. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), as irregularidades apontam para a arrecadação indevida de R$ 330 milhões em cobrança de pedágio dos usuários.

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Em maio, a OAB-ES moveu uma ação na Justiça para barrar o reajuste do pedágio nas sete praças de cobrança na BR 101, por considerar a taxa abusiva. "Ao termos uma medida liminar positiva, ou seja, se proibindo que se aumentasse o pedágio, automaticamente se questionou o seu valor, porque você tem um déficit de 90% entre o cronograma empresarial e o que tem que ser feito efetivamente", frisou Rizk Filho.

Como justificativa para tanto atraso, a Eco101 argumentou que teve dificuldades para conseguir as licenças ambientais, especialmente para o norte do Espírito Santo, por conta da existência da Reserva Biológica de Sooretama - uma espera que já se arrastaria desde 2013. Além disso, as ocupações irregulares na faixa de domínio exigiram da concessionária ações na Justiça para obter a liberação das áreas.

"Nós entendemos que todas as empresas assumem algo chamado 'risco do empreendimento'. É óbvio que se tolera atrasos de 15%, 20%, 30%. O que não pode é se atrasar 90% de uma execução contratual, que o cidadão do Espírito Santo paga antecipadamente", destacou o presidente da OAB-ES.

O outro lado

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Por meio de nota, a Eco101 informou que as duplicações totalizam, até o momento, 26,4 km de rodovia duplicada, com previsão de entrega, até o final de 2019, de mais 21 km. Segundo a concessionária, até o final de 2019 serão 47,4 km de obras de duplicação entregues. Além disso, a Eco101 informa que iniciará, ainda em 2019, a duplicação de mais 22 km, entre Guarapari e Anchieta (Km 335 ao Km 357).

A Eco101 ressaltou também que o cronograma de investimentos em andamento (duplicação de 30 km de Viana a Guarapari - Km 305 ao Km 335) prevê investimentos da ordem de R$ 185 milhões e gerou cerca de 620 empregos, entre diretos e indiretos. Segundo a concessionária, esse trecho tinha previsão de entrega em dezembro de 2019, porém foi antecipada a entrega de 9 km (5 de setembro de 2019).

Também já foram entregues, de acordo com a Eco 101, trechos duplicados nos municípios de Anchieta (Km 363 ao Km 366), Ibiraçu (Km 215,9 ao Km 220,4), João Neiva (Km 205,4 ao Km 208,1) e o Contorno de Iconha (Km 373,4 ao Km 379,5).

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