/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Novo canal de acesso do Porto de Vitória deve aumentar potencial turístico da Capital

Desde 2015, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vem negociando a volta dos cruzeiros marítimos de rotas nacionais para o Espírito Santo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Após a finalização das obras de dragagem e retirada de rochas do Canal de acesso ao Porto de Vitória, há uma grande expectativa para o retorno dos navios de cruzeiros na Capital. Segundo o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), a proposta é fazer a concessão dos armazéns quatro e cinco para exploração de atividades não operacionais, como a atividade turística. 

"Nós já fizemos um estudo e vamos propor a concessão desses armazéns para este tipo de exploração, como a receptivo de cruzeiros, restaurantes e lojas que vão poder ter uma interação da sociedade maior com o Porto. A possibilidade de receber navios de cruzeiro é uma possibilidade concreta e há um interesse muito grande por parte das operadoras em trazer esse tipo de embarcação para o Porto de Vitória", afirmou. 

De acordo com o presidente, no caso dos navios turísticos, algumas restrições ainda precisam ser verificadas. "Temos que verificar questões de cabos de eletricidade e a estrutura do terminal para receber esses passageiros, pois ele chegam em grande quantidade, mas estamos discutindo esses detalhes", disse. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ainda segundo Montenegro, os Armanzéns vão receber um evento de decoração em outubro. "Nós já estamos estudando a concessão desses armazéns e esse é um processo que fazemos pela própria companhia,  mas temos que discutir com o Governo Federal e estamos fechando os detalhes para entregar a documentação. Com a realização desse evento será possível enxergar concretamente a possibilidade de utilização desses armazéns nesse tipo de atividade", disse. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Desde 2015, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vem negociando a volta dos cruzeiros marítimos de rotas nacionais para o Espírito Santo. A intenção é que o Espírito Santo receba uma operação teste na temporada do verão de 2018/2019.

A Clia Abremar e a MSC Cruzeiros, empresas interessadas na rota, já realizaram visitas técnicas ao Estado. A negociação segue com a realização de estudos técnicos que viabilizam a navegabilidade de cruzeiros de grande porte. Os pareceres técnicos são para garantir a segurança da operação.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.