/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Espírito Santo terá aplicativo que compara preços de produtos em estabelecimentos capixabas

Modelo é utilizado pelo Governo do Paraná. O aplicativo "Menor Preço" faz o comparativo de preços dos produtos entre os estabelecimentos cadastrados e apresenta o mais barato ao usuário

Redação Folha Vitória
audima
audima

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Imagine um aplicativo de celular que compara o preço de diversos produtos e ainda indique o caminho do estabelecimento que apresentar o menor preço. Esse aplicativo já existe e, em breve, deve estar disponível para os capixabas, de acordo com o Governo do Estado.

Nesta segunda-feira (16), o Governo do Espírito Santo e o Governo do Paraná assinaram um protocolo de intenções para trazer para o Espírito Santo uma versão do aplicativo Menor Preço Paraná. A assinatura aconteceu em Curitiba e contou com a presença do governador paranaense, Beto Richa, e do secretário de Estado da Fazenda do Espírito Santo, Bruno Funchal.

O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a lançar um aplicativo do tipo há aproximadamente um ano, e o Espírito Santo será o primeiro a replicar a tecnologia. Entre os objetivos do Menor Preço estão estimular a competição no varejo, promover a queda de preços e contribuir para reduzir a inflação.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A partir de agora, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Fazenda do Espírito Santo vai realizar testes para adequar a ferramenta paranaense visando a utilização dos capixabas. A expectativa é que em até seis meses o aplicativo esteja disponível.

Aplicativo

Desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Fazenda do Paraná e a Celepar – Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, o aplicativo permite ao usuário pesquisar os preços de produtos em mais de 100 mil estabelecimentos no Estado do Paraná. O Menor Preço faz o comparativo de preços dos produtos entre os estabelecimentos cadastrados e apresenta o mais barato ao usuário.

Para fazer o comparativo, o usuário faz a leitura do código de barras do produto que pretende pesquisar ou digita o nome do que procura no campo de busca. O aplicativo também fornece o mapa de localização, o endereço e o trajeto até o estabelecimento escolhido pelo cliente.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

As informações são atualizadas em tempo real toda vez que um varejista emite uma nota fiscal. Semanalmente são mais de 10 milhões de preços atualizados. No Espírito Santo o aplicativo terá o mesmo formato e funcionalidades.

Disponível gratuitamente para as plataformas iOS e Android, o aplicativo já conta com 425 mil downloads e 23,8 milhões de acessos. No mês passado, foi o vencedor da 16ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov 2017), na categoria e-Serviços Públicos.

Referência

O governador Beto Richa destacou que o aplicativo paranaense se tornou referência no país por beneficiar consumidores, comerciantes e governos. “O aplicativo ajuda o consumidor que procura a redução de gastos mensais e ampliação do poder aquisitivo. Ele contribui também com a arrecadação dos estados, pois estimula que mais usuários peçam o CPF na nota. Os comerciantes também saem ganhando, pois acaba com o comércio desleal”, disse.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Para o secretário da Fazenda do Espírito Santo, Bruno Funchal, o Paraná está na vanguarda em tecnologia e o aplicativo Menor Preço é uma forma do Governo contribuir com a economia doméstica. “O Paraná é exemplo para nos basearmos. Boas ideias precisam ser replicadas, o aplicativo é excelente e esperamos que ele tenha o mesmo sucesso no Espírito Santo”, disse.

Segundo Funchal, além de promover o ajuste fiscal e a otimização da receita, o Estado busca trazer mais benefícios para a população. “O Menor Preço Espírito Santo vem para ajudar as pessoas no uso do seu dinheiro, mostrando quais estabelecimentos são mais baratos a partir de dados das notas fiscais do consumidor eletrônica”, destacou.

O secretário estadual da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, também ressaltou a importância do compartilhamento de experiências bem-sucedidas e que a ideia é expandir a ferramenta para outros estados. Ele afirmou ainda que já há manifestação de interesses de outras unidades da federação.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

“Ampliamos as possibilidades de benefício às pessoas, como é o caso do Menor Preço. O projeto com o Espírito Santo é piloto, mas estudamos a possibilidade de levar a outros estados que também tem interesse em oferecer opções de compra mais barata a seus cidadãos”, falou.

Informações

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite explicou que, na prática, o aplicativo é o mesmo para os usuários dos dois estados e que haverá uma base única de dados que poderá ser consultada pelos consumidores. O que muda é a interface, quando o usuário estiver no Paraná o aplicativo se apresenta como “Menor Preço Nota Paraná”, no Espírito Santo como “Menor Preço Espírito Santo”.

A mesma personalização vai acontecer quanto o aplicativo for levado a outros estados. “Novas funcionalidades poderão surgir no aplicativo, que está em constante evolução”, disse. “Estamos desenvolvendo uma integração na base de dados”, acrescentou o presidente.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.