/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Garrido: leilão de LTN foi 'bem menor que o tradicional'

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - O coordenador-geral de Operações da Dívida Pública, Fernando Garrido, afirmou nesta segunda-feira, 27, que os leilões de títulos foram normais em outubro, com exceção do dia 16. Naquela data, segundo ele, o cenário internacional mostrava grande volatilidade nas taxas americanas e o leilão de LTN foi "bem menor que o tradicional". "Em outubro teve uma semana específica que os leilões do Tesouro foi pequena. Houve volatilidade no mercado internacional e o Tesouro, na sua estratégia, fez leilão menor", disse.

No dia seguinte ao leilão, o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, informou que o estresse nos mercados financeiros pelo mundo, inclusive no Brasil, obrigou o Tesouro a colocar um pé no freio na venda de títulos. Para evitar ter de pagar taxas mais salgadas aos investidores, além de adicionar mais instabilidade ao mercado, o Tesouro reduziu para 10% o volume de papéis que costuma tradicionalmente vender em seu leilão semanal de títulos. A oferta caiu de 9 milhões de papéis prefixados (cuja taxa de juros é definida na hora da venda e têm maior risco para o comprador) no leilão do dia 2 de outubro para apenas 900 mil papéis no dia 16.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Hoje Garrido não quis responder se esta eleição trouxe mais volatilidade que outras. Ele afirmou não se lembrar do cenário há quatro anos, na eleição anterior. "Não sou a pessoa mais adequada para dizer qual o evento mais importante, volatilidade americana ou eleição", disse.

Sobre a Dívida Pública Federal externa (DPFe), que encerrou setembro em R$ 104,58 bilhões, Garrido afirmou que mais uma vez ficou no maior nível da série. "Mas o porcentual ainda é baixo frente a outros países", disse.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.