/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

EPE: leilão de energia de reserva é marco no setor

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, classificou como um "marco" o resultado do Leilão de Energia de Reserva (LER) 2014 realizado nesta sexta-feira, 31. Para ele, o certame deve ser destacado em vários aspectos, a começar pela ocorrência de 104 rodadas, novo recorde histórico. Nunca um leilão organizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) chegou a ter mais de 80 rodadas.

O leilão também se destacou pelo valor da energia solar contratada no leilão. "Contratamos energia solar a um dos menores preços que se tem conhecimento no mundo, de aproximadamente US$ 90/MWh. Isso coloca o Brasil como uma das fronteiras da expansão da energia solar no mundo", afirmou Tolmasquim em coletiva de imprensa.

O terceiro fato destacado por ele é justamente a contratação de energia gerada a partir de usinas solares, fato inédito no Brasil. "Acredito que o preço da energia solar irá cair", disse. "O leilão foi um marco para o setor elétrico", sintetizou Tolmasquim.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo Tolmasquim, o número de 889,66 MW de capacidade instalada dos projetos solares cuja energia foi contratada no LER de hoje considera capacidade de energia injetada na rede, ou seja, o fator da potência injetada na rede. Considerando os padrões regulares dos leilões brasileiros, esse número sobe para 1.048 MW.

Com isso, a capacidade instalada dos projetos com energia contratada no leilão de hoje sobe do número de 1.658 MW divulgado inicialmente para 1.817 MW, incluindo os 769,1 MW de energia eólica contratada.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.