/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Porto de Vila Velha começa a receber carros elétricos da China

O projeto-piloto dessa nova rota comercial começou a ser desenvolvido em dezembro de 2022, com a descarga inicial de 600 carros no Espírito Santo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Em uma iniciativa inédita no Brasil, o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), administrado pelo Terminal Portuário Multipropósito da Log-In Logística Intermodal, juntamente com a empresa chinesa de transporte marítimo Cosco (China Ocean Shipping Group), anunciaram uma nova rota comercial destinada a facilitar a importação de carros elétricos da China para o Brasil.

O anúncio oficial da operação ocorreu durante um evento realizado no Terminal de Vila Velha (TVV) nesta semana e contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, do prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, bem como outras autoridades e representantes de ambas as empresas envolvidas, TVV e Cosco.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O TVV é uma instalação portuária multifuncional que lida com o embarque e desembarque de navios, além da movimentação e armazenagem de contêineres e diversos tipos de carga.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O novo serviço de transporte de veículos elétricos, realizado em parceria com a gigante chinesa Cosco, utilizando o modelo Flat Rack para acomodar grandes cargas, é uma novidade sem precedentes no Brasil.

Atualmente, apenas o Chile e o Equador oferecem essa modalidade de operação na América do Sul, tornando essa rota uma alternativa crucial para contornar a escassez de navios especializados no transporte de veículos, especialmente aqueles destinados à China.

Além disso, a iniciativa busca impulsionar a economia e o comércio entre o Brasil e a China, permitindo a entrada exclusiva de carros elétricos chineses por meio do porto de Vitória.

De acordo com Gustavo Paixão, diretor de Terminais da Log-In, as principais montadoras de automóveis em todo o mundo estão se afastando dos veículos movidos a combustíveis fósseis após 2035, o que torna os carros elétricos uma inovação não apenas do presente, mas também do futuro.

"O TVV agora desempenhará um papel crucial no desenvolvimento desse mercado e da economia em geral, gerando empregos e aumentando a receita do estado", afirmou Paixão.

Projeto-piloto que se tornou realidade

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O projeto-piloto dessa nova operação começou a ser desenvolvido em dezembro de 2022, com a descarga inicial de 600 carros no Espírito Santo. 

Com o sucesso dos testes e o crescimento subsequente da operação, que transportou 8 mil veículos importados até junho deste ano, o serviço agora se tornou oficial, e a expectativa é dobrar o volume de carros elétricos transportados nos próximos seis meses.

Helder Marques, da Cosco, comentou sobre como os testes foram cruciais para entender a operação e as nuances do mercado, possibilitando a oficialização do serviço. 

"Isso terá um impacto positivo no desenvolvimento econômico não apenas do Espírito Santo, mas de todo o país", afirmou.

Nova rota e potencialização da economia local

Marhmed Hashemj, gerente comercial da Log-In, destacou que, para garantir o sucesso da nova rota comercial, a frota foi atualizada com navios mais modernos e eficientes em termos de consumo, velocidade, espaço de armazenamento e segurança.

Além de transportar carros em contêineres tradicionais ou Flat Rack, esses navios podem se integrar a outras operações do porto, como a exportação de granito, que ocorre há mais de 10 anos. Isso possibilita explorar a logística reversa e estimular o comércio entre o Brasil e a China.

Hashemj enfatizou que essa parceria representa uma oportunidade para impulsionar a economia local.

"O Espírito Santo é um grande exportador de celulose e granito, mas esses navios partiam para a China carregados e retornavam vazios. Agora, esse gargalo foi aproveitado para desenvolver uma rota inédita e exclusiva de importação China-Brasil", disse.

O maior desafio no lançamento da nova operação foi o seu ineditismo, o que exigiu ajustes significativos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

"Cargas de alto valor, como carros que custam em média R$ 300 mil, requerem aparatos e cuidados de segurança muito mais robustos para evitar acidentes e danos. Graças à experiência do TVV em grandes içamentos, foi possível garantir o sucesso do novo serviço com qualidade e segurança", acrescentou o gerente comercial da Log-In.

A nova rota e a parceria com a Cosco tornaram-se possíveis devido aos investimentos recentes no Terminal, que totalizaram cerca de R$ 150 milhões, permitindo a modernização dos equipamentos e a implementação de novas tecnologias. Isso conferiu à operação uma maior segurança, agilidade e eficiência.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.