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Economia

Startup de cafés especiais recebe investimento de R$ 500 mil do Hub do Grupo Buaiz

O clube de assinantes da Boden envia para os clientes cafés gourmets de diversos locais do todos os meses; startup é primeira a receber investimentos do Hugb

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
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Foto: Pedro Piol
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Imagine receber em sua casa, todos os meses, uma seleção de produtos diferenciados, de qualidade e provenientes das mais diversas localidades. Tudo isso é possível pagando um preço justo aos chamados clubes de assinatura. O mercado,  já conhecido por diversos produtos, também está disponível na versão de cafés.

A bebida muito apreciada pelos capixabas é a aposta da startup Boden, que também é do Espírito Santo. Inspirados em empresas do ramo e na variedade de cafés gourmets, os sócios Matheus Barcelos, Arthur Venturin e João Cordeiro resolveram apostar no clube de assinaturas.

Barcelos conta que tudo começou durante as viagens que ele e os sócios faziam para a região Sul do Espírito Santo, quando eles sempre voltavam para casa com cafés diferentes. Com o costume de experimentar essas bebidas, eles passaram a observar que há, sim, diferenças entre cafés.

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"Nós víamos que café não era a mesma coisa. Decidimos pesquisar melhor sobre o negócio e gostamos do mercado de café, pois vimos que havia potencial, pois muita gente gostaria de experimentar estes cafés. Com isso, criamos o clube, que vem ganhando muita adesão. Nosso objetivo é levar o café especial para todo o Brasil.", relata.

Pela ideia inovadora e exponente potencial, a Boden chamou a atenção do Hub de Inovação do Grupo Buaiz (Hugb), que fez um aporte de R$ 500 mil na startup.  

Hugb aposta na Boden

Foto: Divulgação / Hugb

De acordo com o head de Inovação da Rede Vitória e CEO do Hugb, Americo Buaiz Neto, esta é o primeiro investimento do Grupo Buaiz em startups.

"Uma das frentes de atuação do Hugb, além de desenvolver o Grupo Buaiz na área de inovação interna, temos uma tese de investimentos para startups de todo o Brasil. Atualmente temos várias registradas em nosso banco de dados e conseguimos enxergar a Boden com o potencial para ser nossa primeira startup", disse.

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De acordo com Buaiz Neto, o Hugb está sempre busca de iniciativas de startups que gerem impactos no crescimento próprio e que tenham potencial de crescimento do Grupo Buaiz.

"Damos prioridade para as startups que tenham compatibilidade com as empresas do Grupo Buaiz. Isso porque usamos nossas empresas para ajudá-las a crescer ainda mais rápido. A Boden conseguiu se encaixar pelo fato de ser uma empresa extremamente escalável e vimos que nossas empresas poderiam fazer as startup crescer mais rápido do que imaginávamos", afirma.

Todo o processo para seleção e aprovação da startup foi realizado com a ajuda dos diretores do Grupo Buaiz, que se colocaram a disposição para ajudar a Boden a crescer, utilizando as ferramentas do grupo. 

Segundo Buaiz Neto, entre as propostas de trabalho para a Boden, estão o lançamento de produtos em parceria com a Buaiz Alimentos, a assessoria e marketing, proporcionado pela Rede Vitória, e a criação de eventos para o público-alvo da startup no Shopping Vitória.

Divulgação / Hugb
Divulgação / Hugb
Divulgação / Hugb
Divulgação / Hugb
Divulgação / Hugb
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Divulgação / Hugb
Divulgação / Hugb
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Com a constante assessoria do Hugb, os fundadores da Boden ainda contará com a experiência dos profissionais do Grupo Buaiz, inclusive do presidente, Americo Buaiz Filho.

"Eles terão, uma vez por mês, uma mentoria com o Americo Buaiz Filho. Isso vai ajudar a Boden a crescer ainda mais, contando com a experiência dele. É o que chamamos de smartmoney, quando, além do investimento, também proporcionamos conhecimento, capital intelectual", disse.

Para ele, o momento é marcante e a expectativa com a Boden é grande, pois representa a inovação do Grupo Buaiz, nestes 80 anos de história.

"Para nós é um marco importante. O Grupo Buaiz nunca investiu em uma startup antes e isso representa uma nova etapa do grupo desde que começamos a investir no sistema. Que a Boden seja a primeira de muitas", comemorou Americo Buaiz Neto.

Boden e o clube de assinatura

A Boden nasceu há exatamente um ano, em agosto de 2021. Atualmente, além das caixinhas especiais do clube de assinantes, a Boden também aposta na venda dos cafés de forma avulsa e, ainda, em cápsulas. Com isso, além dos capixabas, a startup já ganhou o paladar de clientes de outros estados, como São Paulo, Paraná e Paraíba.

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"Tivemos a ideia em agosto de 2021 e primeira caixinha foi enviada em outubro. Atualmente, temos mais de 100 assinantes e também atendemos empresas que, com o aumento no café tradicional que elas compravam, perceberam que está quase o mesmo preço do nosso café gourmet", afirma.

A Boden seleciona os melhores cafés, viajando pelo interior do país em busca de produtos ideais para apreciação dos clientes. Após a torrefação, o produto é enviado para a casa dos assinantes, com o ponto de torra ideal para cada grão. O cliente ainda pode escolher se prefere o café moído ou em grãos.

Os planos de assinatura têm valores a partir de R$ 29 mensais. Todos os meses, os clientes recebem em casa de 250g a 600 gramas de café (a depender do plano escolhido), com cafés de diferentes produtores. Além dos grãos ou do pó, o assinante também recebe todas as informações referentes ao produto que está recebendo.

Foto: Pedro Piol
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Além das assinaturas, os clientes que desejam experimentar cafés especiais também podem optar pelos produtos avulsos, que contam com cápsulas, Drip Coffe (café de bolso), kits especiais ou embalagens individuais.

"Alternamos os cafés mensais, com produtos de vários produtores premiados. Temos vários do Espírito Santo, mas hoje também contamos com produtores de outros estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais", explicou o Matheus Barcelos.

Ele ainda explica que, apesar de encaminhar as orientações para o preparo do café, o que vale é a experiência pessoal de cada um.

"A melhor forma de tomar café é do seu jeito. Se falar para uma pessoa de 60 anos que ela tomou café errado, não vai dar certo. A experiência de tomar café é muito assertiva. Não temos direito de falar para a pessoa que ela está errada", finaliza.

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