Marcas ÍCONES 2020

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Arroz Sepé: um ano de reinvenção e relacionamento intenso com o consumidor

A marca está presente em nove estados do Brasil comercializando o alimento em mais de 10 mil estabelecimentos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Você já se perguntou por que o arroz Sepé tem esse nome? Sepé Tiaraju foi um guerreiro indígena brasileiro, declarado herói guarani missioneiro rio-grandense. Foi o chefe indígena dos Sete Povos das Missões e liderou uma rebelião contra os dominadores portugueses e espanhóis. É atribuída a ele a exclamação épica “Esta terra tem dono!”. Sua memória ficou registrada na literatura por Basílio da Gama no poema “O Uraguay” e por Érico Veríssimo no romance “O tempo e o vento”.

Parafraseando o que disse o indígena, em se tratando da categoria Arroz da pesquisa Marcas Ícones, ela também tem “dono”. É a marca Sepé, que é a mais lembrada há nove anos e uma das top of mind há oito. E a preferência não é à toa. O cuidado que a Cotrisel, detentora da marca, tem com toda a produção e a distribuição só poderia se refletir na qualidade do arroz que milhares de famílias consomem todos os dias.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“Para nós do Arroz Sepé, ser uma marca Ícone é estar há mais de 40 anos no mercado, conquistando a confiança dos nossos consumidores, fazendo parte do dia a dia de tantas famílias e proporcionar um produto de qualidade. Quando trabalhamos com alimento, é essencial que tenhamos todo o cuidado com a produção. Arroz é um dos alimentos mais puros, sem adição de conservantes, por isso é necessário o cuidado na armazenagem, no transporte e nas gôndolas dos supermercados para que ele chegue na mesa dos nossos consumidores com toda a qualidade”, destaca o diretor financeiro e comercial da Cotrisel, Pedro Milton Bolzan de Franceschi.

Fundada em 1957, a Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel) tem como base os princípios do cooperativismo. Foi construída inicialmente para defender os interesses dos produtores rurais da região de São Sepé, no Rio Grande do Sul. Ao longo de seus 63 anos de existência, tornou-se uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil, com mais de 6.500 associados e cerca de mil colaboradores, o que contribui para que ela esteja entre as 400 maiores empresas do agronegócio no Brasil e as 100 maiores empresas do Rio Grande do Sul. Atualmente, desenvolve suas atividades em sete cidades do Rio Grande do Sul: Formigueiro, Restinga Seca, São Gabriel, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul e Vila Nova do Sul.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Além de congregar os produtores da região, oferecendo uma oportunidade de comercialização segura da safra, a cooperativa mantém em sua premissa o compromisso de desenvolvimento junto à comunidade, transformando o local onde está inserida, sempre calcada em seus valores: confiabilidade, ética, dinamismo e tecnologia.

Hoje, a marca Sepé está presente em nove estados do Brasil, trabalhando com 10 representantes comerciais e comercializando o alimento em mais de 10 mil estabelecimentos, tudo para garantir sempre o alimento com a melhor qualidade na mesa de todos os seus consumidores.

“Uma marca tem que ter atitude, acompanhar as evoluções do mundo, saber se reinventar. É o que temos feito durante estes 40 anos. Para ser reconhecida e lembrada, uma marca deve ter comprometimento com os seus consumidores. Nós, do Arroz Sepé, sempre buscamos atingir esse objetivo”, afirma Pedro.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

De acordo com ele, o novo cenário atual é extremamente desafiador, mas também uma grande oportunidade de pensar novas formas de trabalhar. “Além do comprometimento com o abastecimento do país e as formas de negociação, temos nos preocupado em estar mais próximos às pessoas que tiveram que ficar em casa. Por isso, estamos apostando em novas estratégias de marketing, apoiando artistas e entidades em ações que beneficiem a população. Como somos uma cooperativa, temos a certeza de que cooperando todos sairemos dessa. E esse reconhecimento em Marcas Ícones nos dá forças para continuar trabalhando”, destaca o gestor.

Neste 2020, a cooperativa aproveitou que o ano está sendo um pouco diferente do habitual e está proporcionando qualificação para os colaboradores e tendo um relacionamento ainda mais próximo aos supermercadistas. Neste momento, as energias estão sendo investidas em adquirir novos conhecimentos e promover treinamentos e relacionamento da marca com os consumidores. O trabalho em marketing também foi reforçado na pandemia, assim como os investimentos em mídias tradicionais e sociais, para estar cada dia mais próxima dos consumidores.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

“O processo de reinvenção é importante, nos faz ter uma visão do todo, criando novas formas de trabalhar. O marketing nos auxilia a divulgar nossa marca no mercado, atendendo às expectativas e estando cada dia mais próximo do consumidor. Neste ano, estamos apostando em comunicação e relacionamento. Já que, fisicamente, não podemos estar próximos dos consumidores, estamos fechando parcerias, investindo em mídias digitais, apoiando artistas e focando em ações que beneficiem a população. A transparência das informações, trazer novidades e compartilhar momentos têm nos auxiliado muito a passar por este período, reforçando nossos valores e aumentando o nosso contato com as pessoas, mesmo com o distanciamento social”, reflete Pedro.

Mesmo com a pandemia, o ano de 2020 foi muito positivo para a Cotrisel e a marca Sepé, com muitos aprendizados e reinvenção. “A ideia é continuar dando atenção para o consumidor, prezar pela qualidade do produto, manter o abastecimento do país e garantir que todos possam ter o produto nas suas mesas. Estamos torcendo para que o cenário se normalize em breve e que possamos aos poucos retomar as rotinas.”

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.