/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

FGV: avanço do IPC-S na 1ª leitura não muda previsão de 0,30% para fim do mês

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - A sutil aceleração do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) entre o fim de agosto e a primeira leitura de setembro, de 0,32% para 0,34%, não sinaliza avanço do indicador ao longo do mês. A avaliação é do coordenador do IPC-S da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Picchetti. "A principal mensagem desse IPC-S em relação ao fechamento do mês passado é que não mudou muito. Não está em trajetória de aceleração. Deve ficar com uma taxa nesse nível no fim do mês, com os in natura", afirmou. A projeção de Picchetti é que o IPC-S termine setembro em 0,30%.

Apesar do encarecimento significativo das frutas (8,45%) na primeira quadrissemana de setembro - últimos 30 dias terminados na quarta-feira, 7 -, Picchetti ressalta que alguns preços estão desacelerando nas pesquisas de ponta (recente). O mamão, citou, que ficou 37,99% mais caro na primeira medição do mês, ante 34,37%, já está perdendo força de alta para a faixa de 20%. "Há outros itens, como feijão, que estão com deflação, e leite longa vida, que já pode cair na próxima leitura", estimou. "Tirando os aumentos pontuais, o grupo Alimentação não deve ter trajetória de alta."

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além da expectativa de descompressão nos preços de alguns alimentos, Picchetti observa que há outros preços que estão recuando, caso de gasolina, que caiu 0,98% ante recuo de 0,64% no fim de agosto. O etanol, por sua vez, teve variação negativa de 0,02%. Contudo, acrescentou, passagem aérea subiu (4,20%). "Como oscila muito e vem de queda (3,39%) e há expectativa de redução de passageiros, não deve pressionar a inflação", disse.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.