/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Autoridades japonesas discutem volatilidade do iene após decisão do BoJ

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Tóquio - Autoridades da área de câmbio no Japão fizeram uma reunião de emergência nesta quinta-feira, dia de feriado no país, para discutir a volatilidade exibida pelo iene frente ao dólar após a decisão do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) de estabelecer uma meta de juros de longo prazo.

"Estamos preocupados com o leve nervosismo nos mercados de câmbio", declarou Masatsugu Asakawa, vice-ministro de Finanças para Assuntos Internacionais, após se reunir com dirigentes do BC japonês. "Oscilações repentinas (do iene) não são desejáveis. Vamos prestar ainda mais atenção do que o normal e responderemos se movimentos causados por especuladores criarem alterações cambiais de longo prazo."

Asakawa admitiu que a reunião estava originalmente prevista para sexta-feira, mas acabou sendo antecipada. "Consideramos melhor realizá-la hoje do que amanhã", comentou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ontem, após reunião de política monetária, o BoJ decidiu estabelecer uma meta de juro zero para o bônus do governo japonês (JGB) de 10 anos. Asakawa elogiou a iniciativa, por ajudar o Japão a se livrar do risco de deflação.

"Acredito que os mercados digeriram plenamente a decisão do BoJ, que tem muitos aspectos técnicos", disse Asakawa. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.