/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Nova regra da ABNT sobre frango caipira garante padrão ao consumidor, diz ABPA

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - A nova regra sobre produção de frango caipira definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vai garantir um padrão claro de qualidade do produto para os consumidores, avaliou o diretor de produção da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes. A norma, publicada na semana passada pela ABNT após um debate de dois anos, trata de aspectos gerais da produção e da rotulagem do segmento, pontuando questões como manejo, critérios de abate, controle sanitário, insumos e aditivos, estrutura produtiva, documentação exigida, controles laboratoriais e outros.

Em nota divulgada nesta terça-feira, 8, pela ABPA, Mendes afirmou que é fundamental estabelecer parâmetros para que haja um nicho de mercado bem delineado para este setor.

Segundo a ABPA, a norma foi estabelecida por meio de um comitê que contou com representantes da própria associação, da Associação Brasileira de Avicultura Alternativa (Aval), Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Embrapa, Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA/SAA-SP), além de empresas e certificadoras do setor avícola e da própria ABNT.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com Mendes, o mercado de consumo de frango caipira apresentou crescimento nos últimos anos, atraindo a atenção de diversas empresas para o segmento. Conforme dados da Aval divulgados pela ABPA, o segmento conta com mais de 6 mil distribuidores no território nacional. São casas agropecuárias que realizam a revenda destas aves para pequenos produtores.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.