/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

China muda cálculo do PIB trimestral para seguir padrões globais

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Pequim - O Escritório Nacional de Estatísticas da China informou hoje que irá mudar a forma como calcula o Produto Interno Bruto (PIB) trimestral do país, com o objetivo de aprimorar a precisão dos dados e deixá-los em linha com os padrões globais.

A partir do terceiro trimestre, o PIB chinês será medido com base na atividade econômica do período de três meses, segundo o NBS, como é conhecido o escritório pela sigla em inglês. Anteriormente, o PIB trimestral era estimado a partir de dados acumulados e não se baseava na atividade econômica de um dado período de três meses.

O NBS explicou que a nova metodologia está em conformidade com as regras adotadas por grandes economias desenvolvidas e prepara o terreno para a China adotar o Padrão Especial de Disseminação de Dados (PEDD), do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A mudança na metodologia veio após o NBS revisar para baixo o crescimento da China em 2004, de 7,4% para 7,3%.

A publicação dos dados do PIB chinês do terceiro trimestre está prevista para 19 de outubro. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.