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Economia

Procon-ES orienta os consumidores sobre o pagamento das contas durante a greve dos bancos

A gerente de atendimento do Procon-ES, Anelisa Real, informa que os consumidores devem esgotar as alternativas para conseguir pagar suas contas

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Os consumidores devem procurar alternativas, como caixas eletrônicos, para efetuar o pagamento de contas Foto: Divulgação

Diante da greve dos bancos, iniciada nesta terça-feira (30), os consumidores devem procurar um meio alternativo para quitar as dívidas, evitando-se assim, a cobrança de juros e multas. Os consumidores devem saber que a paralisação não possibilita o pagamento de suas contas com atraso, sem a cobrança de encargos.

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Para não ser cobrado por eventuais encargos e evitar a inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito, os consumidores, que sabem a data de vencimento de suas contas, já podem agendar o pagamento ou então, utilizar outros canais de atendimento para quitar a dívida, como caixa eletrônico, internet, sede da empresa, depósito bancário identificado, lotéricas ou qualquer outra forma disponibilizada.

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A gerente de atendimento do Procon-ES, Anelisa Real, informa que os consumidores devem esgotar as alternativas para conseguir pagar essas contas. “Uma opção é entrar em contato direto com a empresa responsável e se informar sobre as possibilidades existentes. Se um pagamento estava agendado e não foi debitado na data prevista, incidindo em multas e juros, o consumidor deverá registrar uma reclamação e os bancos deverão arcar com o prejuízo”, alerta.

A gerente explica ainda que quem precisar sacar dinheiro diretamente no caixa da agência, deverá entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. “Quem não conseguir quitar o débito deve documentar as tentativas e registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor”, ressalta.

Algumas opções para pagamento

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Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas: depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de talões de cheques, etc.;

Bankfones e internet banking: por esses canais é possível realizar quase todos os tipos de operações bancárias;

Serviços de Atendimento ao Cliente SAC: deverão prestar todas as orientações sobre as formas alternativas de pagamento;

Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos possuem convênios com lotéricas, Correios, supermercados, onde é possível pagar algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem pagamento.

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Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente no Procon do seu município ou na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151.

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