/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Bolsa de Tóquio fecha em alta apesar de dados fracos

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Tóquio - A bolsa de Tóquio registrou alta nesta segunda-feira com o avanço nos papéis de grandes companhias do setor financeiro e de construção, apesar dos fracos dados do mercado de trabalho americano publicados na última semana e da revisão do PIB do Japão, que mostrou uma retração ainda maior do que a divulgada anteriormente na economia do país. O índice Nikkei encerrou em elevação de 0,23%, 15.705,11 pontos.

O volume das transações, no entanto, foi baixo durante a sessão, chegando ao menor patamar em dez dias, em meio aos feriados na China, na Coreia do Sul e em Taiwan.

Apesar da criação de vaga nos EUA abaixo do esperado e da retração mais forte no PIB japonês do segundo semestre, que foi revisado para queda de 7,1%, ante recuo de 6,8% divulgado anteriormente, a expectativa dos investidores por estímulos monetários gerou um viés de alta, segundo analistas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Os mercados americanos receberam dados fracos com otimismo nos últimos dias. Até os números de trabalho foram interpretados como um sinal de que o banco central não acelerará a redução dos estímulos em breve", disse o estrategista da SMBC Friend Securities Toshihiko Matsuno. "No caos japonês, a revisão do PIB cria expectativas de estímulos por parte do Banco do Japão", acrescentou.

Além das possíveis medidas do BoJ, o dólar tem reduzido o impacto de pressões de baixa na bolsa ao permanecer acima dos 105 ienes. "É uma taxa muito boa para os exportadores", segundo Matsuno.

As ações do SoftBank subiram 2,1% com as notícias de que o grupo Alibaba, gigante do e-comerce na China, do qual o banco japonês detém 34% das ações, começou o processo para ser listado na bolsa de Nova York.

O setor de construção também apresentou bons resultados, em parte devido ao aumento do preço-alvo da Kajima pela Nikko Securities. Os papéis da empresa subiram 2,4%. Outras empresas do setor seguiram o movimento, com a Taisei fechando em alta de 2,3% e a Shimizu avançando 1,4%. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.