/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

BC vê expansão moderada do endividamento de famílias

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, avaliou nesta segunda-feira, 29, que o endividamento das famílias tem diminuído e que atrasos no pagamento não apontam tendência de alta da inadimplência. Segundo ele, o BC trabalha com crescimento moderado do crédito, em particular do consumo. Ele observou ainda que houve recuo importante da inadimplência nos últimos anos. O diretor observou ainda que em 2005 o endividamento era 18% e que hoje está em 46%. "Então a capacidade de alavancagem das famílias era muito maior e hoje está menor", ponderou.

Segundo ele, um avanço dessa magnitude no endividamento e em um espaço de 10 anos não deve se repetir. "É pouco provável que se observe uma nova rodada dessas, de multiplicar o endividamento por 2,5. Não é razoável imaginar esse tipo de situação se materializando", argumentou. Hamilton ainda disse que as provisões feitas pelo sistema bancário para perdas de crédito mostram uma ligeira tendência de recuo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.