/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Como a tecnologia RFID aplicada na logística pode ajudar os negócios?

Embora não seja uma tecnologia nova, os avanços recentes têm melhorado sua eficiência, confiabilidade e custo, tornando-a mais viável para diversas aplicações

IBEF-ES

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Freepik
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

*Artigo escrito por Gesiane Silveira Pereira, doutora em Engenharia de Produção, Master of Science in International Management, mestre em Engenharia de Transportes, pró-reitora Acadêmica da Universidade Vila Velha e membro do Comitê Qualificado de Conteúdo de Inovação e Tecnologia do IBEF-ES.

Investir em tecnologia é essencial para tornar os processos de uma empresa mais eficientes, e proporcionar aumento da competitividade. A RFID (Radio-Frequency Identification) é uma tecnologia que tem ocasionado grande impacto positivo na área logística nos últimos anos. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Embora não seja uma tecnologia nova, os avanços recentes têm melhorado sua eficiência, confiabilidade e custo, tornando-a mais viável para diversas aplicações logísticas. 

Para a tecnologia RFID funcionar são necessários antenas e leitores móveis e fixos estrategicamente posicionados, as chamadas etiquetas inteligentes afixadas nos produtos, sistema computacional de integração e gestão para gerenciamento dos dados. Ela permite fazer a identificação individual, registrar informações técnicas e rastrear as mercadorias por meio de sinais de rádio. 

Uma das principais vantagens da tecnologia RFID é a sua capacidade de automatizar e agilizar os processos logísticos. 

Em vez de usar códigos de barras e leitores ópticos manuais, que exigem contato visual, alinhamento preciso e leitura individualizada dos itens, os leitores RFID permitem escanear automaticamente, em segundos, múltiplas etiquetas. Isso resulta em uma redução significativa no tempo e nos recursos necessários para realizar as operações, além de minimizar erros humanos.  

A realização de inventários manuais é uma atividade demorada e suscetível a erros. Com a tecnologia RFID, é possível realizar o inventário de forma automatizada, rápida e com alta acuracidade. 

Em vez de percorrer um armazém contando e verificando produtos manualmente, são utilizados leitores RFID para escanear as etiquetas, assegurando informações atualizadas sobre a localização e quantidade de produtos em estoque. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Além do inventário, a tecnologia RFID também melhora a precisão e a eficiência do processo de recebimento e expedição de mercadorias. 

Ao utilizar portais de RFID nas docas de carga e descarga, é possível controlar automaticamente as mercadorias que entram e saem do armazém, garantindo uma movimentação rápida e eficiente dos produtos.

Outro benefício da tecnologia RFID na área logística é a capacidade de rastrear e monitorar produtos e ativos como paletes, contêineres, dentre outros, ao longo da cadeia de suprimentos. 

Com etiquetas RFID em cada item, sua localização em tempo real pode ser acompanhada desde o momento da produção, até a entrega ao cliente final. Isso permite uma melhor gestão de todo o processo logístico. 

No gerenciamento de ativos, as etiquetas de RFID fixadas nos itens permitem o seu rastreamento, evitam perdas, reduzem custos de substituição e otimizam o uso. 

A tecnologia RFID também ajuda a prevenir erros e perdas. Com a identificação automática e exata dos produtos, as falhas na separação e no envio de mercadorias são minimizadas. Além disso, por meio da tecnologia, alarmes podem ser acionados caso haja tentativa de movimentação de produtos para locais não autorizados. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A rede de varejo brasileira Renner implantou com sucesso um sistema RFID.  Os ganhos de eficiência garantiram à empresa o segundo lugar na categoria varejo na edição 2023 do RFID Journal Awards. 

O uso da leitura automática de vários itens no checkout proporcionou maior agilidade no processo de pagamento. 

Outros benefícios incluem queda de 87% na ruptura de estoque, em que os produtos não estão disponíveis na área de venda, mesmo estando no estoque da loja, melhoria de 64% na acuracidade dos estoques, e redução do tempo de inventário de vários dias para poucas horas. 

Os fornecedores que estão adotando o sistema para seus controles internos também têm sido beneficiados, com a redução de erros na contagem e seleção de produtos. 

Como visto, a tecnologia RFID na logística tem amplas possibilidades de aplicação devido aos diversos benefícios que proporciona.

Com os contínuos avanços tecnológicos, e devido à necessidade cada vez maior de agilidade nos processos logísticos, a RFID continuará a desempenhar um papel fundamental na transformação digital da logística e na competitividade dos negócios. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.