Encontro IBEF-ES discute ESG com lideranças e propõe novo olhar para o futuro
O evento acontece no próximo sábado (21), a partir das 9h, e terá a participação de lideranças políticas, sociais e ambientais. Debates serão transmitidos ao vivo pelo Folha Vitória
As transformações do mundo contemporâneo e a atenção ao futuro são algumas das reflexões propostas pelo Encontro IBEF 2021. O evento, que será realizado no próximo sábado (21), desperta um novo olhar da sociedade para a importância das adaptações às mudanças.
Neste ano, o encontro terá como tema central a ESG - Environmental, Social and Governance (em português Ambiental, Social e Governança).
Formado por três pilares, o conceito tem se destacado no mercado econômico. Além de atrair investidores, a ESG instiga uma atenção especial às mudanças do mundo e a evolução da sociedade como um todo.
Mas afinal, o que é a ESG?
O consultor em estratégias de sustentabilidade empresarial e um dos painelistas do Encontro IBEF, Carlos Roxo, explica que o conceito por trás da sigla propõe uma visão integrada e ampla.
"É uma sigla que tem se tornado uma demanda crescente das empresas. Ela incorpora uma visão ambiental, social e de governança, mas também uma visão integrada sobre conceitos de gestão", disse.
As ameaças globais, as mudanças climáticas, o desmatamento da floresta amazônica, as questões de diversidade étnica, religiosa e de gênero são alguns exemplos que passaram a fazer parte do debate coletivo.
Segundo Roxo, ter um posicionamento claro sobre esses aspectos ajuda a entender e a construir estratégias que potencializam o crescimento e o desenvolvimento da sociedade e, por consequência, dos negócios.
“Antes os executivos precisavam entender apenas do seu negócio. Hoje, eles também precisam entender do mundo”, frisou.
Transformações históricas na sociedade
Roxo lembra que, por volta de 1970 e 1980, a sociedade começou a ampliar os assuntos em debate.
"Os gestores se preocupavam com os investidores, os clientes, o governo, os funcionários e com os fornecedores. No final do século XX, por volta de 1990, os consumidores, a imprensa, as ONGs, as comunidades ganharam mais voz".
No século XXI, houve uma revolução na sociedade provocada principalmente pelas redes sociais. No momento atual, cada pessoa é capaz de produzir e espalhar conteúdos e, assim, potencializar discussões.
Novos tempos, novos desafios: o que esperar do futuro?
O encontro promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES) chama a atenção para as mudanças da sociedade e alerta para a importância das empresas e da população olharem para o futuro. Esse, segundo Roxo, é um dos grandes desafios.
"Tem uma frase atribuída ao Charles Darwin que fala o seguinte: 'a sobrevivência das espécies não está relacionada ao tamanho ou força, mas a capacidade de se adaptar às mudanças'. A adaptação é contínua. Você precisa ter essa capacidade de prever o futuro e se adaptar", afirmou.
Atualmente, de acordo com o consultor, os investidores buscam aplicar o seu dinheiro em empresas que olham, não apenas para a produção a curto prazo, mas também que tenham uma visão de longo alcance.
"O que vai acontecer lá na frente? Como a empresa vai se adaptar ao mundo novo que está nascendo? Hoje, os investidores não querem apenas saber o que a empresa planeja para este ano ou como vai enfrentar a crise atual, eles também querem saber do futuro", frisou.
Por isso, para Roxo, um dos maiores desafios é entender o contexto social e pensar em formas de se adaptar às mudanças que estão surgindo. Algumas delas já são perceptíveis na sociedade.
"As empresas antes tratavam os assuntos de forma individual. A comunidade reclamava de algo, você ia e tratava daquele assunto. Quando misturou tudo, as empresas precisaram adotar uma visão sistêmica, integrada. Essa visão envolve a parte ambiental, social e de estratégia, que são a governança", explicou.
Como forma de oferecer um novo olhar sobre esses pontos, o Encontro IBEF 2021 propõe discussões que abarcam ações ambientais, sociais e de gestão, e que colaboram para a construção do futuro.
EVENTO SERÁ TRANSMITIDO PELO FOLHA VITÓRIA
O evento acontece em 21 de agosto, a partir das 9h, pelo Folha Vitória e pelo canal do Youtube do IBEF-ES. Para participar é necessário fazer inscrição pelo site da Sympla Eventos.
Além de Carlos Roxo, o encontro também terá a participação do fotógrafo e fundador do Instituto Terra, Sebastião Salgado, do presidente do Conselho de Administração do Grupo Porto Seguro, Bruno Garfinkel, do deputado federal Felipe Rigoni, do presidente do Conselho da Fundação Estudar e Fundação Leman, Florian Bartunek, do presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual, Nelson Jobim, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e do presidente do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, José Armando Campos.
Veja a programação do Encontro IBEF 2021:
ABERTURA
Apresentador: Presidente do Instituto Brasileiro de Executivos e Finanças do Espírito Santo, Paulo Wanick
ESG: CONCEITOS E DESAFIOS
Apresentador: Sócio da Maker Sustentabilidade e ex-diretor de Sustentabilidade da Fibria/Suzano, Carlos Roxo
PAINEL ENVIRONMENT OU GOVERNANÇA AMBIENTAL
O painel irá apresentar de forma prática a perna Environment do ESG e exemplos de como funciona e como implantar.
Fatores ambientais: uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes
Apresentador: Ricardo Frizera
Painelista confirmados: Fotógrafo e fundador do Instituto Terra, Sebastião Salgado
Tempo: 10 minutos por painelista e mais 15 minutos para interação
PAINEL SOCIAL OU GOVERNANÇA SOCIAL
O painel irá apresentar de forma prática a perna Social do ESG e exemplos de como funciona e como implantar.
Fatores sociais: políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados
Apresentador: Ricardo Frizera
Painelistas confirmados:O presidente do Conselho de Administração do Grupo Porto Seguro, Bruno Garfinkel, o deputado federal Felipe Rigoni e o presidente do Conselho da Fundação Estudar e Fundação Leman, Florian Bartunekpp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07
Tempo: 10 minutos por painelista e mais 15 minutos para interação
PAINEL EM HOMENAGEM A JONICE TRISTÃO, ERLING LORENTZEN, CARIÊ LINDEMBERG, VALDETE TEODORO E CAMILO COLA
Com o falecimento das quatro grandes figuras da história do Espírito Santo, o IBEF irá realizar uma homenagem às figuras no modelo TED.
Apresentador: Ana Paula Vescovi
Tempo: 20 minutos
Apoio: com o roteiro escrito pelo conselheiro fundador do Movimento ES em Ação, João Gualberto
PAINEL GOVERNANCE OU GOVERNANÇA CORPORATIVA
O painel irá apresentar de forma prática a perna Governance do ESG e exemplos de como funciona e como implantar.
Fatores de governança: independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.
Apresentador: Ricardo Frizera
Painelistas confirmados: Presidente do Conselho de Administração do BTG Pactual, Nelson Jobim, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o presidente do Conselho de Administração da ArcelorMittal Brasil, José Armando Campos
Tempo: 15 minutos por painelista e 15 minutos para interação