Codesa deverá ser leiloada ainda no primeiro semestre de 2022
Edital será publicado ainda no início do mês de novembro, segundo o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e Transportes Terrestres, Diogo Piloni
O Ministério da Infraestrutura anunciou nesta terça-feira (31) que a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) será o primeiro porto a ser concedido à iniciativa privada pelo Governo Federal. Em junho, foram aprovadas a modelagem e as condições de desestatização pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI).
O edital será publicado no início do mês de novembro, segundo o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e Transportes Terrestres, Diogo Piloni. A proposta está em fase final de análise no Tribunal de Contas da União (TCU). O Ministério da Infraestrutura, agora, aguarda o aval do Tribunal para fazer a publicação.
Essa será a concessão do primeiro porto organizado à iniciativa privada. O leilão deverá acontecer no primeiro semestre de 2022. Segundo Piloni, o processo deve resultar na contratação de R$ 783 milhões em investimentos privados. As declarações foram feitas durante um evento de negócios que aconteceu em formato online.
“Temos a obrigação de entregar algo que traga um impacto positivo para a Companhia, para o Espírito Santo e para o Brasil”, destacou o secretário. Quando à administração dos portos no país, ele acrescentou: “É preciso pensar um modelo de gestão mais eficiente e termos mais gestores que tenham condições de assumir compromissos em um setor tão complexo”.pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
Apesar das dificuldades decorrentes do período pandêmico, vivido desde o ano passado, o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e Transportes Terrestres, afirma que o setor conseguiu se manter.
“Ano passado, tivemos um crescimento de 4,2%. Foram 1,5 milhões de toneladas movimentadas em todo o país”, disse. “No primeiro semestre de 2021, já houve um crescimento de 9,4% em relação ao mesmo do período do ano passado”.
O secretário ainda elogiou o desempenho da Codesa. Pontuou que os resultados estão relacionados ao trabalho realizado e que o Espírito Santo tem tradição no setor.
“Se estamos colhendo bons resultados, isso se deve ao ótimo trabalho que tem sido feito, e o Espírito Santo tem tradição no setor. Se avaliamos o recorte Codesa, o crescimento foi mais de 30% no primeiro semestre deste ano”.pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
Piloni disse ainda que também é importante continuar trabalhando para promover novas melhorias no setor e assim gerar emprego e renda para o país.
*Com informações do site do Ministério da Infraestrutura