/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Procon divulga ranking de reclamações no Espírito Santo. Veja os setores que lideram a lista!

Ao todo, 26 mil reclamações foram registradas desde o início de 2019

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: reprodução / procon
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um balanço dos últimos 6 meses, divulgado pelo Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), apontou que empresas de telefonia móvel são as campeãs em reclamações. Bancos e empresas de energia elétrica também lideram o ranking.

Ao todo, 26 mil reclamações foram registradas desde o início de 2019. Segundo Lana Lages, diretora do Procon-ES, neste ano, apenas 3 mil casos já foram resolvidos em audiência de conciliação. Os demais, obtiveram solução ainda no atendimento.

“Não sendo possível resolver essa reclamação no atendimento. É agendada uma audiência de conciliação com a empresa, onde é proposto um acordo entre a empresa e o consumidor”, explicou.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), a mudança de contratos sem consentimento dos consumidores é o principal motivo de reclamação de clientes de empresas de telefonia móvel.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Já as empresas bancárias estão na segunda colocação. Segundo o Procon, houve diminuição do número de queixas sobre bancos, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento, nos seis primeiros meses de 2018, foram registradas 2.499 queixas. Já 2019, o número caiu para 1991.

O balanço também aponta que as reclamações relacionadas a empresas de fornecimento de energia elétrica, praticamente dobraram. No primeiro semestre de 2018 foram 1054, já neste ano foram registradas 1986 queixas. A principal reclamação diz respeito ao aumento súbito da tarifa. De acordo com o Procon do estado, esses casos estão sendo investigados em um trabalho conjunto com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Reclamações

Para formalizar uma reclamação junto ao Procon-ES, os consumidores podem fazer isso presencialmente na sede do órgão, no Centro de Vitória ou de maneira remota, pelo site e aplicativo. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.