/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Impostos em presentes do Dia dos Pais chegam a 80% do preço do produto

Perfume, vinho e vodca lideram a carga tributária embutida no preço

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Dia dos Pais está chegando e quem quiser presentear o papai com um perfume importado de R$ 170, por exemplo, terá que desembolsar cerca de R$ 134,30 só de impostos. Esse número faz parte de um levantamento feito pelo advogado tributarista Samir Nemer sobre os produtos mais procurados nesta data.

Com 79% de tributos, o perfume importado está no topo do levantamento, seguido por vinho importado (69,73%), perfume nacional (69,13%), vodca e whisky, ambos com 67,03%. “Nos produtos importados, além da tributação normal (IPI, ICMS, PIS/COFINS) é acrescentado o imposto de importação. E a alta do dólar tem pressionado também o preço desses produtos”, esclarece Nemer.

Roupas e sapatos, que costumam ser os preferidos no Dia dos Pais, têm mais de 30% do preço final comprometidos com tributos. As maiores cargas são do tênis importado (58,59%) e do tênis nacional (44%). Calça jeans e sapato têm taxas de 34,67% e 36,17%, respectivamente. Para os pais mais descolados, o boné tem carga de 35,06% e, a bermuda, 34,67% – é a mesma carga de blazer, calça de tecido, camisa de time de futebol, camisa social, camiseta e casaco de couro. Para os pais mais formais, a gravata tem 35,48% e, o terno, 34,67%.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Celulares e aparelhos eletrônicos carregam nos preços as seguintes tributações: iPad importado (59,32%), TV (44,94%), telefone celular (39,8%), iPad nacional (37,79%) e microcomputador (33,62%).

O ICMS, o IPI e o imposto sobre importação são os que mais “abocanham” o valor dos produtos, pois paga-se até três vezes mais só pela carga tributária. De tudo que o Brasil produz, 32% vai para o Governo.

A tributação em alguns países da Europa, até mesmo da América Latina, é ainda mais alta que no Brasil. Entretanto, a sensação que se tem é diferente. “O Brasil não tem a maior carga tributária do mundo, nem da América Latina, mas é o país que menos devolve os tributos na forma de benefícios à população”, pontua o advogado.

Almoço em família

Os presentes com menores tributações são aqueles ligados à alimentação, entretenimento e cultura, como refeição em restaurante (32,31%), ingresso para jogo de futebol e cinema (20,85%) e livros (15,52%). O advogado tributarista explica que as taxas são menores porque não há incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Para quem pretende viajar ou ofertar esse tipo de serviço ao papai, os impostos também não dão trégua. Conforme a pesquisa, os pacotes de viagem e de hospedagem em hotel carregam imposto de 29,56% em seus preços. A elevada tributação dos presentes se deve ao fato de serem considerados bens supérfluos.

Transparência tributária

O consumidor não tem como escapar dessa pesada carga de tributos, mas o advogado orienta a sempre pedir a nota fiscal com a discriminação do tributo. “O conhecimento do quanto se paga de imposto pode fortalecer a cobrança do contribuinte por serviços melhores e mais eficientes", alerta.

A obrigação do comerciante fornecer a nota fiscal com a especificação do tributo consta da Lei nº 12.741/2012. Outro motivo que deve levar o consumidor a pedir a nota fiscal, é resguardar os direitos do consumidor, pois com a nota fiscal, ele oficializa a relação de compra e venda e poderá exigir do fornecedor o cumprimento de prazo de entrega, troca e de garantia do produto. Sem a nota, ficará mais difícil comprovar essa relação e reivindicar seus direitos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.