/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Nível de atividade da indústria paulista recua 2,2% em julho ante junho

Estadão Conteudo

audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O indicador de nível de atividade (INA) da indústria paulista recuou 2,2% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, revelaram nesta quinta-feira, 30, a Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp). Sem ajuste sazonal, o indicador registrou queda de 1,1% em julho ante igual mês de 2017. Já no acumulado até o sétimo mês do ano ante igual período do ano anterior, houve alta de 5,0% no indicador.

Em nota à imprensa, o segundo vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, aponta que o dado de julho reforça a lentidão da retomada da atividade industrial paulista. "Retomamos aquele crescimento lento, inferior até ao que imaginávamos no começo do ano, o qual deve ser mantido nos próximos meses", afirma. "O ambiente de negócios mudou bastante em decorrência de algumas variáveis, como o cenário eleitoral incerto e o dólar em alta, que, embora ajude nas exportações, afeta muito as matérias-primas e o custo dos produtos intermediários", explica Roriz.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Dos 20 segmentos pesquisados, 15 apresentaram queda. "No entanto, não sentimos indicação de que vamos ter uma queda da atividade. Há uma estabilização de onde estamos até o final do ano", avalia.

Em relação ao uso da capacidade instalada, o nível médio de utilização em julho com ajuste sazonal avançou 0,2 ponto porcentual ante junho, para 75,6%. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) em julho de 2017 estava em 75,5% na medida com ajuste sazonal.

Sensor

A pesquisa Sensor, que tenta antecipar o resultado do mês corrente, fechou em 52,0 pontos em agosto, na série ajustada sazonalmente, com queda de 1,7 ponto ante o resultado de julho, representando o décimo terceiro mês consecutivo acima dos 50 pontos. A Fiesp/Ciesp aponta que leituras acima do patamar de 50 pontos indicam a expectativa de aumento da atividade industrial no mês.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Entre os indicadores que compõem o Sensor, a variável de vendas perdeu 7,1 pontos em agosto, para 54,2 pontos. O indicador de estoques recuou 4,1 pontos, para 46,9 pontos e indicando estoques acima do nível desejado. Ao mesmo tempo, o indicador de emprego avançou de 50,3 pontos em julho para 51,9 pontos em agosto.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.