/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Kátia Abreu: acordo na área de exame de mormo em equinos está bem encaminhado

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Brasília - A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, disse nesta quinta-feira, 20, que está "bastante encaminhado" um acordo com os alemães na área de laboratórios para exame de mormo equino. O laboratório da Alemanha, segundo a ministra, além de referência, é o único em operação no mundo. "Pedimos uma cooperação para que nossos laboratórios possam também se tornar referência e para que eles priorizem exames que enviamos", disse. O Brasil já fez uma bateria de 2 mil exames de mormo de equinos que participarão das Olimpíadas de 2016, mas ainda se faz necessárias mais duas baterias. "Isso será viabilizado", disse.

O mormo é uma doença infectocontagiosa grave que acomete os equídeos (equinos, asininos e muares), mas que pode atacar outras espécies de maneira acidental, como o homem (zoonose), carnívoros e pequenos ruminantes. A doença é causada pela bactéria Burkholderia mallei, que ocasiona alta taxa de mortalidade nos equídeos e no homem é fatal. Os sinais clínicos mais frequentes são: febre, tosse e corrimento nasal. Segundo Ministério da Agricultura, a legislação brasileira e recomendações internacionais sugerem que equinos, asininos e muares acometidos por mormo devem obrigatoriamente ser sacrificados por se tratar de uma doença incurável.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Uma comitiva de 12 ministros alemães, liderados pela chanceler Angela Merkel, chegaram ontem ao País para uma visita oficial que tem na agenda, entre outros temas, a reforma do Conselho de Segurança da ONU e parcerias em áreas de meio ambiente e mudanças climáticas.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.