/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Alegre pode ganhar primeiro curso superior em Cooperativismo ou Gestão de Cooperativas do ES

Deputado federal acredita na organização de trabalhadores em processo democrático e sugere ao Ifes a criação de curso superior de cooperativismo

Nenhum
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Com base no crescimento do cooperativismo no Brasil, o deputado federal Evair de Melo (PV-ES) sugeriu ao reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello Arantes, a criação de um curso superior em Cooperativismo ou Gestão de Cooperativas no campus do Ifes de Alegre. O deputado acredita que esse tipo de organização de trabalhadores em processo democrático é caracterizado como empreendimentos econômicos solidários e, dessa maneira a capacitação e a qualificação são fundamentais para equalizar os profissionais que são inseridos no mercado.

Deputado defende criação de um curso superior em Cooperativismo Foto: Agência Câmara
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Evair reforça que é preciso que haja aprofundamento em áreas de economia, gestão empresarial, adensamento de cadeias produtivas e gestão social, que tenham como foco as especificidades de organizações coletivas/cooperativas. “Essa “profissionalização da gestão” é necessária, pois é cada vez maior o número de pessoas que têm algum vínculo ou benefício direto e indireto com cooperativismo”, frisa o deputado.

O superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/ES), Carlos André Oliveira, ressalta que os benefícios para a região serão incalculáveis uma vez que permitirá que os diversos jovens acessem esse mercado de trabalho devidamente capacitados e qualificados. “A demanda para esse mercado é muito intensa, conquistaremos o primeiro curso superior do Estado voltado para esse segmento”.

Cooperativismo capixaba

O faturamento anual capixaba de cooperativismo já está na casa dos R$ 4 bilhões, que correspondem a 3,8% do PIB capixaba, e a arrecadação em tributos é superior a R$ 170 milhões/ano, para todas as esferas de governo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

São 140 cooperativas com quase 240 mil associados em diversos segmentos como atividades econômicas, com destaque para crédito, agropecuário, consumo, educacional, habitacional, mineração, serviço, infraestrutura, trabalho, saúde, produção, turismo e lazer.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.