/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Cliente pode exigir de bancos pacote de serviços gratuito

Conjunto inclui, entre outros serviços essenciais, cartão de débito, folhas de cheque, o saques, extratos no caixa eletrônico e transferências entre contas do mesmo banco por mês

Nenhum
audima
audima
Bancos devem fornecer serviços essenciais gratuitamente Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Todos os bancos disponibilizam aos seus clientes uma série de serviços para facilitar suas transações. Algumas delas, conhecidas como tarifas especiais ou diferenciadas, são tarifadas e cobradas em conjunto: são as chamadas cestas.

O que poucos sabem é que a legislação obriga às instituições financeiras a fornecer aos clientes gratuitamente os chamados serviços essenciais: cartão de débito, dez folhas de cheque por mês, compensação de cheques, quatro saques mensais, dois extratos no caixa eletrônico e duas transferências entre contas do mesmo banco por mês, além de consultas ilimitadas pela Internet e extrato consolidado discriminado, mês a mês, uma vez ao ano. As transações que excederem os limites estabelecidos serão tarifadas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O diretor jurídico do Procon/ES, Igor Britto, informou que “os correntistas podem mudar a qualquer momento o pacote de serviços adquirido no momento de abertura da conta. Se o consumidor tiver dificuldade para transformar sua conta paga para o perfil gratuito, deve registrar uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor”.

De olho nas tarifas

Os clientes que possuem os serviços tarifados devem ficar atentos quanto à cobrança. As tarifas são reguladas pelo Banco Central, que obriga os bancos a esclarecerem aos correntistas o valor individual de cada serviço incluído, o total de utilização admitido para cada serviço e o preço estabelecido para o pacote. 

Britto ressaltou ainda a importância de o consumidor conferir o extrato mensal da sua conta corrente ou conta poupança. “Se forem constatados descontos indevidos, a orientação é que o consumidor procure o banco e solicite esclarecimentos, o cancelamento da cobrança e a restituição dos valores pagos indevidamente”, disse.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.