"ChatGPT não é sinônimo de IA", avalia professor em evento de inovação em Vitória
Conferência reuniu especialistas da área, que debatem futuro da tecnologia e da inteligência artificial. Entre os convidados está o professor
O Tech Conference 2024, evento que acontece nesta quarta-feira (24), trouxe inspirações, muito conhecimento e reuniu personalidades capixabas de destaque no ramo da inovação. Nesse ano, ele tem como tema: “Tecnologia & resultado: um olhar além das tendências”.
O evento é uma realização da Apex Partners, Rede Vitória e Folha Business e acontece na Fucape Business School, em Vitória.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!
Dentre as referências na área presentes estava o diretor de pesquisa e professor catedrático em inteligência artificial na Holanda, Giancarlo Guizzardi, que detalhou que, a famosa ferramenta do ChatGPT não é sinônimo de IA.
"A área é mais ampla. A inteligência artificial é uma caixa de ferramentas espetacular, mas precisamos entender os riscos e capacidades de cada ferramenta", pontuou.
Ele também afirmou que é preciso criar sistemas que possam lidar com segurança com situações que nunca viu. "Assim como os humanos podem fazer, entender histórias novas. O ChatGPT só consegue entender o que ele já memorizou".
LEIA TAMBÉM: Imposto de Renda: Receita abre consulta ao 3º lote de restituição
IA vai tirar empregos?
Durante o evento, o CEO da GlobalSys, Wallace Lovato, destacou que, com o avanço da tecnologia, é preciso fazer a conscientização para explicar o que é a IA para lideranças de empresas.
"A IA não vai tirar emprego de ninguém, você vai perder o emprego para alguém que domina mais IA que você. As pessoas acham que IA é ChatGPT, mas não. Por isso temos feito conscientização para explicar o que é IA para lideranças de empresas", narrou Wallace Lovato.
Evento marca lançamento do Espírito Santo Startups
O evento ainda marca o lançamento da quarta edição do reality show Espírito Startups – primeiro reality de inovação do Espírito Santo – que estreia no próximo sábado (27), na TV Vitória/Record.
Ao longo dos últimos três anos, o programa concedeu R$ 1,4 milhão em prêmios a iniciativas inovadoras com grande potencial de crescimento.
Já nesta edição, o prêmio é de meio milhão de reais, oferecendo apoio financeiro e visibilidade no mercado.