/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Sem restrições, faturamento de bares e restaurantes apresenta melhora em junho

Uso de máscara, distanciamento social e disponibilização de álcool em gel devem permanecer; pela quarta semana consecutiva, o Estado não tem cidades no risco alto

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/Pexels
Bares e restaurantes não estão mais com restrições de horários de funcionamento
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Dos piores meses, o melhor. Assim pode ser considerado junho para o setor de bares e restaurantes. Há quase um mês, os estabelecimentos abrem sem restrição de funcionamento e, com isso, os empresários estão sentido uma melhora no movimento e no faturamento. 

>> Municípios classificados em risco baixo precisam manter medidas de biossegurança

>> ES terá 72 cidades em risco baixo e seis em moderado pela segunda semana consecutiva

Um levantamento da Associação Brasileira que representa o setor, revelou que 44% das empresas registraram lucro em junho. No mês de maio, por outro lado, o percentual era de 33%.

"O Espírito Santo não destoa dessa média. Estamos retomando agora e as empresas ficaram muito tempo sob restrições de horários. Ainda estamos seguindo os protocolos, mas ficaram muito tempo sem funcionar em sua plenitude", disse Rodrigo Vervloet, presidente do Sindibares. 

Daqui alguns dias vai completar um mês em que os principais municípios da Grande Vitória estão no risco baixo de contaminação pelo coronavírus. Na prática, isso quer dizer que os bares e restaurantes podem funcionar sem restrições de dia e horário.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O setor avalia como um início de recuperação. Isso porque muitos bares e restaurantes continuam operando no vermelho. Entre as principais dividas estão  folha de pagamento (64%), impostos (40%), água, luz e gás (30%), além do aluguel (29%), de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

"O setor é formado eminentemente por micro e pequenas empresas, então foi um período muito longo sem poder funcionar e isso desequilibrou toda a operação desde as finanças para pagar fornecedores, funcionários e impostos", informou Vervloet.

Graças a um fundo de emergência, o restaurante de Rafael Barbarioli não está com pendências financeiras, muito pelo contrário.

"Foi um dos melhores meses da história do restaurante e está tendo muita demanda. Tive que reforçar a equipe em praticamente todos os setores, o que sempre é feito apenas no final do ano, mas neste ano não. A vacinação avançou e atingiu um público que é o nosso, e as pessoas passaram a sair de casa". 

O movimento no restaurante da Regina Ribeiro Oliveira Lima também aumentou. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Foi muito bom esse mês. A gente fica mais entusiasmado para poder trabalhar e dar continuidade a nossa vida como deve ser, inclusive, contratamos e recontratamos funcionários". 

Mas ainda é cedo para dizer quando o faturamento vai voltar a ser como antes da pandemia. 

"Com relação a esse impacto que nós tivemos durante um ano e meio, vamos demorar mais alguns anos para nos recuperarmos", disse Regina. 

72 cidades em risco baixo para covid

Pela segunda semana consecutiva, o estado terá 72 cidades no risco baixo para o coronavírus e seis no moderado, segundo a nova atualização do mapa, divulgada na sexta-feira (23). Além disso, pela quarta semana seguida, o Espírito Santo não tem cidades no risco alto. 

>> Espírito Santo registra 15 mortes e 700 novos casos de covid-19

Apesar disso, o momento ainda é de cautela. As cidades que estão em risco baixo precisam manter as medidas de biossegurança, como obrigatoriedade o uso de máscara, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social, para evitar a disseminação do vírus.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Com a maior parte do estado classificada no risco baixo, estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e outras atividades econômicas não terão limite no horário de funcionamento nesses municípios.

Nas cidades em risco moderado, também não há limite para o funcionamento do comércio, tanto o de rua quanto o de shoppings e galerias. No entanto, bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas só podem funcionar de segunda a sábado, até às 22h, e aos domingos até as 16h.

Confira o que é permitido:

MUNICÍPIOS EM RISCO BAIXO

>> Comércio

- Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m², obrigatoriedade de uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, sem restrição de horário de funcionamento.

- Galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação (1 pessoa por 14 m²).

>> Shoppings

- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 01 (um) cliente por cada 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja.

>> Academias

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

- Funcionamento das academias conforme regras específicas, com liberação para atendimento de pessoas consideradas de grupo de risco e com liberação de atividades aeróbicas coletivas.

>> Boates

- Funcionamento continua proibido

>> Medidas Sociais

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social (DISK Aglomeração).

- Obrigatoriedade para adoção de medidas de proteção (máscaras e higiene).

- Abordagem às pessoas para orientação.

- Determinação para o uso de máscaras pelas pessoas fora do ambiente residencial.

- Proibição de funcionamento de boates.

- Comunicação social, por meio de rádio, carros de som e outros.

- Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

- Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.

- Monitoramento de casos suspeitos e infectados.

MUNICÍPIOS EM RISCO MODERADO

>> Comércio, Bares e Restaurantes

- Funcionamento dos estabelecimentos comerciais sem limite de horário. Entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, como a limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas, entre outras;

- Funcionamento de bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

>> Academias

- Possibilidade de atividades aeróbicas, desde que de maneira individual. A realização de atividades aeróbicas coletivas segue vedada;

- Limitação do número de alunos por área do estabelecimento conforme Portaria SESA nº 226-R, Art. 11 §2º.

>> Ensino

- Escolas podem abrir normalmente, para atividades com a presença de alunos, desde que a limitação da ocupação das salas de aula seja de 50% de sua capacidade.

Confira a classificação dos municípios capixabas:

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Laranja da Terra, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

RISCO MODERADO: Alegre, Boa Esperança, Divino de São Lourenço, Governador Lindenberg, Linhares e Mantenópolis.

Com informações do repórter Lucas Henrique Pisa, da TV Vitória/RecordTV

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.