/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Fazenda está confiante em fazer leilão das distribuidoras da Eletrobras este ano

A data original do leilão é dia 26 de julho, mas, em decorrência das decisões judiciais, poderá haver um adiamento

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A secretária executiva do Ministério da Fazenda, Ana Paula Vescovi, afirmou nesta manhã de quarta-feira, 18, que o governo está com muita confiança na realização dos leilões das distribuidoras da Eletrobras ainda neste ano. Na terça-feira, 17, o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador federal André Fontes, suspendeu a liminar que impedia o leilão de seis distribuidoras de energia da estatal. Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta quarta-feira, Ana Paula avaliou como normal essa tentativa de judicialização do processo, o que já ocorreu em outros momentos de privatização. "Estamos muito confiantes porque há muito mérito nisso".

"Quando nós formos para o leilão, o fator que entrará em disputa concorrencial será o nível de tarifa, a possibilidade de redução tarifária. É isso que vai entrar na disputa, que foi desenhado para o leilão. O resultado do leilão trará benefício para o usuário das empresas", afirmou a secretária, dando como exemplo a Cepisa, companhia de energia do Piauí, que, quando privatizada, poderá ter uma redução de 8,5% na conta de luz. "Há benefícios diretos para os usuários, sem dizer que há possibilidade de essas companhias serem geridas de forma mais condizente com parâmetros do setor privado", completou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Ela lembrou ainda que os estudos do processo de privatização mostram que o custo de uma empresa não privatizada chega a ser 50% maior do que de uma empresa que já passou pelo processo de privatização. "Quem ganha nisso tudo é a sociedade, são os usuários, é o uso mais eficiente dos recursos", disse.

A data original do leilão é dia 26 de julho, mas, em decorrência das decisões judiciais, poderá haver um adiamento. O governo ainda estuda mudanças no cronograma.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.