/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

China não deve manter ritmo de crescimento do 1º semestre, dizem analistas

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - A China não deve manter o ritmo de crescimento que exibiu no primeiro semestre durante a segunda metade do ano, segundo o economista-chefe da Capital Economics, Julian Evans-Pritchard.

Dados oficiais publicados no fim da noite de ontem mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) chinês teve expansão anual de 6,9% no segundo trimestre, a mesma taxa verificada nos três meses anteriores. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam avanço um pouco menor do PIB, de 6,8%.

A consultoria britânica questiona a precisão dos números oficiais, que indicam uma "implausível taxa de crescimento constante nos últimos anos".

A Capital Economics destacou ainda que os últimos indicadores de produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos também superaram as expectativas.

Para a consultoria, no entanto, o ímpeto da economia chinesa não deve se manter, uma vez que medidas de combate a riscos financeiros implementadas por Pequim levaram a uma desaceleração do avanço no crédito.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além disso, uma conferência financeira concluída na China no último fim de semana sinalizou que Pequim deverá ser ainda mais rígido na regulação da economia, ressaltou Evans-Pritchard.

Já para a corretora Nomura, é inevitável que a economia chinesa sofra uma gradual desaceleração, uma vez que o setor imobiliário deverá perder fôlego no segundo semestre. Apesar disso, a Nomura revisou ligeiramente para cima sua previsão para o crescimento do país este ano, de 6,7% para 6,8%. Com informações da Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.