/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

BC do Japão está mais confiante que pode gerir juro dos JGBs, dizem fontes

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Tóquio - Autoridades do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) estão mais confiantes em relação à sustentabilidade de seu sistema para gerir os juros dos JGBs - como são conhecidos os bônus do governo japonês - depois de conseguirem conter uma recente elevação nos rendimentos, segundo fontes com conhecimento do assunto.

Isso significa que é mais improvável que o banco central japonês faça ajustes em juros, apesar de mudanças na política monetária de outros BCs e de acentuados movimentos nos juros externos.

Houve especulação de que o BoJ teria de considerar elevar sua meta para o juro do JGB de 10 anos - atualmente estipulada em 0% - se um movimento global de liquidação de bônus continuasse impulsionando os rendimentos ao redor do mundo.

Embora economistas acreditem que o sistema do BoJ ficará vulnerável se a trajetória da política monetária dos EUA continuar divergindo da do Japão, o BC japonês parece confiar que conseguirá manter a curva do juro sob controle, dentro do sistema que adotou em setembro do ano passado, de acordo com comentários das fontes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em reunião de política monetária que irá concluir nesta quinta-feira, espera-se que o BoJ confirme sua meta de juro zero para o JGB de 10 anos e mantenha a taxa de depósitos em -0,1%.

Recentemente, quando o juro do JGB de 10 anos atingiu 0,105%, o maior patamar desde 3 de fevereiro, o BoJ ampliou temporariamente suas compras regulares de bônus do governo e se dispôs a adquirir uma quantidade ilimitada de papéis, a uma taxa equivalente a 0,11%. A iniciativa acabou sinalizando até que ponto o BC japonês permitiria que o juro subisse. Em reação ao BoJ, o rendimento do JGB de 10 anos logo recuou para 0,085%.

"O BoJ poderá fazer quantas operações de renda fixa que quiser para conter saltos nos juros", disse uma das fontes.

Nos últimos dias, o retorno de JGBs e de Treasuries tem mostrado tendência de queda, em meio a sinais de que o Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) poderá ser ainda mais cauteloso na elevação de juros e dúvidas sobre a capacidade do governo do presidente Donald Trump de aprovar sua agenda de reformas. Fonte: Dow Jones Newswires.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.