/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Economia

Brasil e EUA concluem negociação para comércio de carne in natura

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - O Ministério da Agricultura informou nesta sexta-feira, 29, em nota, que Brasil e Estados Unidos concluíram a negociação para o comércio de carne bovina in natura entre os dois mercados. O acordo foi decidido ontem, em Washington, durante o IX Comitê Consultivo Agrícola (CCA) dos dois países. A expectativa, segundo o MInistério, é de que os embarques comecem em 90 dias, após a finalização dos trâmites administrativos.

"Durante a reunião, além da discussão sobre temas de interesse agrícola bilateral, ambos os países comunicaram a conclusão dos procedimentos técnicos para a abertura dos mercados brasileiro e americano de carne bovina 'in natura'", disse o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Ainda conforme o ministro, os serviços veterinários concluíram as avaliações do reconhecimento do controle oficial de ambos sistemas de inspeção. A modalidade de habilitação será por "pré-listing", isto é, o Ministério da Agricultura do Brasil e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) poderão indicar lista de estabelecimentos para a exportação. "Porém, apenas os estabelecimentos que cumprirem com todos os requisitos determinados na certificação acordada serão indicados pelos serviços oficiais americanos e brasileiros. A expectativa é que os embarques se iniciem nos próximos 90 dias, após finalização dos trâmites administrativos pelas autoridades sanitárias dos dois países."

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.